Como o atendimento ajuda a Ale Combustíveis

22/08/99 – 22:08 – Com o fim do monopólio na distribuição de combustíveis, o grupo mineiro Asamar resolveu entrar no mercado, apostando na Ale Combustíveis com um grande diferencial estratégico, manter um relacionamento estreito com o mercado formado de um lado por uma rede de revendas, com postos autônomos, e de outro, com o consumidor final, através de postos próprios.

Pela agilidade exigida – contato direto com cliente e geração de um Database Marketing eficiente -, a Ale Combustíveis decidiu investir no telemarketing como uma das ferramentas indispensáveis para cumprir a meta de faturar R$ 650 milhões em cinco anos, formar uma rede de 500 postos e três bases de distribuição – uma no Sudeste e outra no Centro-Oeste -, além da base de Betim, dentro da área da Petrobrás.

Definida a ferramenta, a Ale Combustíveis optou pela STT Telecom, envolvida em todo o projeto, do posicionamento estratégico da operação à sua esturação e implementação, com módulos integrando o sistema de gestão empresarial a discagem automática e um banco de dados, além de suporte técnico e de apoio à sua operacionalização, contratação e treinamento de operadores e geração de scripts. O sistema de telefonia é um Consono, da Matec. E os esforços estão centralizados em duas operações, uma em Betim outra em Uberlândia.

“Tudo começou pelo atendimento”, lembra Cláudio Zattar, diretor-superintendente da Ale Combustíveis, com os operadores montando um Database Marketing com mais de 3.000 postos, só em Minas Gerais. O próximo passo foi definir uma política agressiva de preço que, apoiada em um atendimento personalizado, contribuiu para formar uma rede com 64 postos.

O contato direto com esta base, orientada na fidelização e a prospecção de novos clientes, fomentando e atualizando a base de dados, é garantida pela flexibilidade do sistema, estruturado de forma a permitir disparar campanhas através do telemarketing e de mala direta, além de gerar relatórios on line e dar agilidade e precisão nas decisões a partir da avaliação global ou dos operadores, em particular.

O resultado é palpável. “Multiplicamos nosso faturamento”, justifica Zattar. O objetivo, este ano, é continuar investindo na expansão da Ale Combustíveis, chegando a 155 postos, consolidando sua posição em Minas e Goiás, e expandindo a atuação em novas regiões, a princípio São Paulo e Rio de Janeiro. E, a porta de entrada dos negócios, sua ferramenta essencial, o telemarketing.

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