Retenção. Esse pode ser considerado um dos principais desafios na gestão dos colaboradores jovens. Isso porque, segundo Flávia Queiroz, gerente da Page Talent, esse público procura sentido em tudo o que fazem, precisam se sentir importantes e que estão se desenvolvendo. “Em paralelo trocam muita informação com colegas e familiares e tem facilidade de saber o que acontece em outras empresas, o que faz com que sempre se compare e reavalie sua carreira”, completa a especialista, destacando também a necessidade de gerenciar a ansiedade e expectativa, já que às vezes a velocidade dos jovens é diferente da velocidade da empresa.
Como forma de lidar com esses desafios, a executiva explica que é preciso alinhar expectativas, plano de desenvolvimento e carreira, deixando claras as possibilidades de crescimento. “Um dos pontos sempre citado pelos jovens em diversas pesquisas que fazemos é o desenvolvimento. Ele precisa sentir que está se desenvolvendo, crescendo profissionalmente. Precisa se sentir parte importante da área”, esclarece.
Feedback constantes e programas de mentoring com pessoas sênior da organização também costumam contribuir para que o jovem se sinta desenvolvido e com acesso a pessoas importantes da empresa o que pode ajudar na fidelização, segundo Flávia. “Além disso, os jovens também são mais rápidos e esperam retornos ágeis. O alinhamento constante de expectativa é importante”, reforça.