Como valorizar e reter talentos



Geração Y, boom, X e tantas outras. Décadas e décadas e o mercado de trabalho continua em frequente adaptação. São jovens profissionais que buscam a realização no mercado cada vez mais cedo, na sede de serem reconhecidos e alcançarem o status corporativo que tanto almejam. Esse é um dos fatores para a alta rotatividade entre profissionais na faixa dos 20 e poucos anos, os conhecidos “Geração Y”.


Mas, como reter talentos e manter seu quadro colaborativo satisfeito, fiel e estável? Para a Humanus, empresa especializada em soluções e serviços para gestão de capital humano, umas das opções é o estabelecimento de um processo de avaliação de competência e desempenho, mas este deve estar acompanhado de outras opções, em especial a empresa fornecer um ambiente que permita que seus colaboradores se desenvolvam, exponham sua criatividade e não tenham a sensação de que não possam cometer erros.


“O segredo está na forma e na freqüência em que a avaliação é executada, na análise do desempenho e no feedback que é dado. É fundamental que o colaborador perceba essa oportunidade, no que está sendo avaliado, efetivamente capacitado, comunicado e acompanhado, para que ele busque sua evolução”, explica o diretor da Humanus, Evaldo Burcoscki.


Veja algumas dicas de Burcoscki para avaliação de desempenho de seus profissionais: ter um ambiente propício ao Empowerment (desenvolvimento); capacitar os avaliadores (capital humano exige atenção, conhecimento e muita análise. Para isso é fundamental que o avaliador seja preparado sobre as estratégias e necessidades da empresa); ter uma ferramenta tecnológica que ofereça todo suporte para a avaliação e até mesmo consultas futuras.


 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima