A Concentrix foi reconhecida pela primeira vez como uma das melhores empresas para se trabalhar, regionalmente, em oito países, pelo ranking da consultoria Great Place to Work. A organização está presente em mais de 40 países em seis continentes, com mais de 270 mil colaboradores em todo o mundo, sendo quase 30 mil pessoas na América Latina.
“Nos enche de orgulho este reconhecimento que é fruto de muito trabalho. Nossa preocupação com nossos colaboradores se reflete nas ações que desenvolvemos e nas mudanças ocorridas no último ano, com a pandemia. Conseguimos transferir praticamente 100% do nosso quadro de funcionários para trabalhar em casa, garantindo a segurança de todos e mantendo a qualidade do trabalho”, destaca Monica Obando, vice-presidente regional de Recursos Humanos da Concentrix LATAM.
Conforme assegura a executiva, a certificação é o resultado de uma série de iniciativas desenvolvidas constantemente pela multinacional nos países em que atua. “Em todos eles, a empresa oferece canais abertos de comunicação a todos os colaboradores, seja para fazer sugestões, dar ideias ou pedir ajuda para alguma questão que eles possam vir a ter. São realizados webinars e rodas de conversa sobre temas diversos, como direitos femininos e da comunidade LGBTQIA+ e a parada do Orgulho anual – este ano, pela segunda vez, em edição virtual. Além disso, a empresa tem projetos de incentivo ao empreendedorismo e de evolução na carreira”.
No Brasil, por exemplo, destaca, por sua vez, José Francisco da Silva, diretor de People Solutions da Concentrix Brasil, a companhia atua em todo o ciclo da jornada dos colaboradores (employee experience), começando antes mesmo deles serem contratados. “Isso acontece por meio do engajamento nos processos seletivos com ferramentas que valorizam o ser humano acima do profissional. A partir do momento em que entram para a empresa, eles são acompanhados através dos programas de People Solutions – como é chamado o departamento de Recursos Humanos na Concentrix – por meio de ferramentas on-line e analíticas, formulários, grupos de trabalho e contato direto. Entre esses programas estão o Fanáticos por Você, Na Escuta, entre inúmeros outros. O objetivo destas iniciativas é sempre entender o colaborador como pessoa e ajudá-lo a atingir o máximo de seu potencial”.
De acordo com o executivo, “todas estas ações se refletem nos baixíssimos índices de rotatividade, muito abaixo da média normal de mercado, e podem ser encontradas nas avaliações no Glassdoor, que indicam a alta satisfação com os programas desenvolvidos. Por exemplo, 89% dos colaboradores estão satisfeitos com as Round Tables – rodas de conversa – e 84% com o Liderança e Você – encontros dos funcionários com os líderes”.