O uso de estratégias de marketing é cada vez mais comum entre empresas que buscam maneiras de fortalecer sua presença entre as preferências dos clientes. Nesse cenário, o call center surge como uma opção para as companhias que desejam uma forma de estarem mais próximas do seu público-alvo. “Existem inúmeras formas de aproximação e este é mais um canal, contudo, a organização precisa se planejar com muita atenção para que o atendimento não receba a fama da inconveniência”, explica o diretor comercial e marketing da G4 Solutions, Erik Mazzei, em entrevista exclusiva ao Callcenter.inf.br.
Mais do que atender o cliente, as empresas prestadoras do serviço de call center precisam entender as necessidades de cada consumidor, adaptando o atendimento aos valores e propostas da marca cliente. Para o executivo, é importante que os profissionais sejam qualificados para possibilitar a aproximação ainda maior com o business do contratante. “Recentemente adotamos uma área e a denominamos de consultoria ativa, de modo que uma equipe desce os degraus hierárquicos para entender o enfrentamento diário da operação, e sobe os níveis coletando informações para cruzar os anseios. O reflexo da ação condiz com a expectativa da corporação e com os desejos dos consumidores”, exemplifica.
De acordo com Mazzei, elementos como transparência e bom senso são fundamentais para modificar a visão do público e transformar o call center em uma ferramenta de valorização da imagem da companhia. Para ele, elaborar campanhas de incentivo pode ser altamente lucrativo para as organizações e, sobretudo, agir como instrumento de fidelização. “Quem não gostaria de receber um contato para alertar que seu plano está defasado e já existe outro com vantagens sobre o anterior? Custa fazer isto? Sim, afinal não é barato para empresa. Mas talvez custe menos do que perder o cliente para a concorrência”, avalia.