Uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e empresas fornecedoras de produtos e serviços, com a finalidade de evitar que os usuários sofram qualquer tipo de prejuízo. Essa pode ser uma das definições para o Código de Defesa do Consumidor, que completou recentemente 10 anos de existência.
Para que os consumidores façam valer seus direitos, eles podem reclamar de diversas maneiras no momento que se sentirem prejudicados. É nessa hora que entram as famosas centrais de atendimento ao cliente.
Para o diretor da Penedo Contact Center, João Camargo, uma coisa inegável é que o trabalho de defesa do consumidor está presente mas, infelizmente, a cultura da população ainda é pouca em relação a este aspecto. Muitas lojas ainda cometem abusos inimagináveis, sustentadas na falta de informação de seus clientes, afirma.
Para suportar sua afirmação, o executivo cita um exemplo típico. A pessoa entra em um shopping, dirige-se a uma loja e pede um desconto para pagamento à vista. Escuta do vendedor que isso não será possível porque é norma do shopping. Vai até outro estabelecimento que oferta algum produto, pede desconto para também pagar à vista e não consegue, conta.
De acordo com Camargo, o que falta hoje é maior conscientização da população, que deve ser feita partindo do âmbito federal em campanhas agressivas. Ele também dá o recado. Consumidor, você tem direitos, use e abuse dos mesmos, finaliza.