Ao contrário do padrão, o diferencial dos candidatos para as novas vagas de analista de marketing júnior do Pontofrio.com será a experiência social na rede. O Pinguim abriu três oportunidades, em que o “QI”, “quem indica”, dos candidatos será um dos fatores decisivos. Para conseguir a vaga é preciso ter talento para redação, conhecimento e uso de redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut), blogs (WordPress, Tumblr) e ferramentas de gerenciamento das redes (Hoot Suite, PostCron), além de conhecimento do portfólio de produtos do Pontofrio.com, atualidades, tecnologia, cinema, TV e literatura.
A primeira etapa do processo, que acontece nas redes sociais, selecionará 30 candidatos cadastrados no site www.sonasocial.com.br do dia 04 a 13 de maio. Já a segunda fase acontecerá no dia 22 de maio, das 8h às 18h, e consistirá em um teste on-line de desempenho em que o candidato utilizará seu perfil no Twitter para interagir com o Twitter @TeamPinguim, em uma simulação de situações diárias de clientes interagindo com a marca. Os candidatos deverão responder aos questionamentos enviados abertamente via Twitter, por mensagens diretas ou por meio de replies. Esta etapa selecionará dez candidatos para a terceira etapa do processo seletivo, que será composta por entrevistas pessoais.