Controle dos documento fiscais



A Avaya Brasil buscou uma solução para adequar-se a legislação que obriga empresas de diversos segmentos a substituir as notas fiscais em papel pela versão eletrônica. A empresa, que entrou na obrigatoriedade em setembro de 2009, optou pela solução apresentada pela NFe do Brasil composta por software de gestão fiscal e hardware para criptografia e guarda segura de certificados digitais e notas emitidas. A solução chamada de NF-e Server permite acompanhar o trâmite de cada NF-e enviada, recebida, cancelada, inutilizada, com erros e visualizar/imprimir o DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Além disso, é compatível com qualquer ERP de mercado.

 

“A nossa principal preocupação era com a instalação do sistema, uma vez que o nosso ERP fica nos Estados Unidos. Precisávamos de uma empresa com a experiência da NFe do Brasil, que garantisse a implementação de forma adequada e a eficácia no funcionamento dos equipamentos, além de transmitir segurança, pois o processo de preparação da nossa base de dados foi feita de maneira remota”, explica Frank Wundheiler, diretor financeiro da Avaya.

 

Segundo Marco Antônio Zanini, presidente da NFe do Brasil, para que essa integração fosse possível, o trabalho de preparação do ambiente SAP Avaya foi feita a quatro mãos. “Desenvolvemos um software para conectar a solução de NF-e com o ERP utilizado do cliente para emissão e controle dos documento fiscais. Para isso, foi necessário fazer a adaptação e a integração em parceria com profissionais nos EUA, via acesso remoto. Além disso, fornecemos dois HSM’s Net D-Fence, homologamos e enviamos um deles para os Estados Unidos. O outro fica aqui como forma de contingência”, comenta.

 

Outro ponto importante para o executivo da Avaya foi à diminuição nos custos. O diretor enfatiza que a redução foi imediata porque a empresa parou de ter gastos com a compra de formulários e de manutenção das impressoras matriciais. Também houve ganhos em produtividade, já que a DANFE é impressa em papel comum, o que facilita os processos internos de liberação de mercadoria. “Conseguimos melhorar a qualidade da nossa informação armazenada. Por isso, incluiremos no projeto toda a emissão da parte de serviços, também”, acrescenta Wundheiler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima