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Corpo de Bombeiros moderniza área de telefonia


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou um processo de automação da área de telefonia com a aquisição de uma central VoIP da fabricante nacional Tedenium, empresa formada por capital brasileiro e com cerca de três anos de atuação no mercado de tecnologia. Essa mudança é essencial para dar continuidade ao trabalho que o Corpo de Bombeiros realiza no atendimento rápido e eficiente à população do estado.

De acordo com o Major Luís Haroldo de Mattos, coordenador de tecnologia do Corpo de Bombeiros, a atividade cotidiana da corporação apresenta muitas exigências operacionais e de logísticas, que impõem a necessidade de uma comunicação mais eficaz, moderna e com custos menores. Ele assinala que, durante um incêndio de grandes proporções, existe um trabalho de logística na maioria das vezes muito longe do lugar da ocorrência. Este conjunto de ações de logística implica em manter-se um quadro de recursos humanos treinados, ou seja, de mais recursos para reforço e substituição das equipes caso a ocorrência se prolongue. Além da busca de novas fontes de água em caminhões, porque as reservas de uma unidade são sempre finitas e novos suprimentos têm que ser obtidos.

Nestas circunstâncias, para obter reforços para a operação, o comandante de uma unidade, muitas vezes, é obrigado a contatar outras unidades no interior para pedir ajuda – o Corpo de Bombeiros Militar Santa Catarina está presente em 86 cidades do Estado. E, isso tem que ser feito de forma rápida, sem custos, o que se consegue somente com recursos de telefonia integrados a correio eletrônico. Haroldo de Mattos explica que esse tipo de problemas faz parte das muitas missões críticas, que serviram de base à implantação da Central PBX IP Tedenium. Este exemplo de missão crítica é fundamental, uma vez que suas preocupações envolvem vidas e patrimônio.

“Nós entendemos que hoje, sistemas de emergências informatizados permitem uma maior agilidade nos atendimentos e um retorno de informações ao comando. Com isso, passamos a gerenciar todos os processos administrativos e de atendimento ao público de forma mais racional”, explica Haroldo de Mattos. A modernidade da solução da Tedenium fundamenta-se na disponibilidade total de um ramal telefônico único aos comandantes, independentemente de onde se encontrem, além da já mencionada economia de gastos, porque toda ligação intra-rede não passa por operadora. Mas, existem outras vantagens, como o correio de voz para ligações não atendidas e a expansão do sistema a um número ilimitado de ramais.

Descrevendo a solução – A Central PBS IP Tedenium é um sistema de comunicações que integra telefones, computadores, Rede LAN e Internet numa única plataforma. Trata-se de Dispositivo de Aplicação Personalizada (DAP), exclusivo da Tedenium, composto por hardware e software com funcionalidades de correios de voz e eletrônico, atendimento automático. A solução dispõe, ainda, de Unidade de Resposta Audível (URA), Distribuição Automática de Chamadas (DAC) e integração entre telefonia e computadores.

Segundo José Carlos Scheidt, presidente da Tedenium, a solução oferece conectividade com a rede pública de telefonia, com a rede de dados e com a Internet. “Isso representa um grande avanço em relação aos sistemas PABX tradicionais, por permitir implementar comunicações a custo zero para filiais, fornecedores e clientes potenciais”, explica o executivo. Outros destaques da Central PBX IP Tedenium são: sistema de telefonia IP-PBX, correio de voz com integração de correio eletrônico (mensagem unificada), relatório estatísticos de chamadas e facilidade de administração por meio do sistema integrado de gerenciamento. Além de conectividade com troncos analógicos e digitais.

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