Os Correios lançou o Diretório Nacional de Endereços (DNE), produto destinado a empresas que atuam com database marketing, CRM, call center, internet, e-commerce, geomarketing e marketing direto, entre outras. Trata-se de um banco de dados atualizado, com aproximadamente 690 mil códigos de endereçamento postal, incluindo os 100 mil novos CEPs criados no Brasil nos últimos três anos devido ao crescimento e ao reordenamento urbanístico das cidades.
A ferramenta dispõe de informações como as variações de nomes de logradouros, além dos oficiais (algumas ruas chegam a ter 10 nomes diferentes), acentuações, sinais especiais, caixa alta e baixa e todas as abreviações possíveis. Acompanha a base DNE uma fonte especial para geração de código de barras para o CEP, denominada CEPnet, que agiliza o tratamento e distribuição dos objetos postais.
O produto será disponibilizado aos interessados mediante licenciamento comercial. As empresas que adquirirem a licença de uso poderão incorporá-la a softwares de gerenciamento de mala direta para venda ao varejo ou utilizá-la para higienização, deduplicação e validação de endereços. Além do apoio ao fulfillment e à geração de cadastro em operações de call center, internet e-commerce e marketing, entre outras.