A CPFL Atende Centro de Contatos e Atendimento, empresa de contact center da CPFL Energia, adotou a plataforma thin computing da Wyse – já conhecida pela CPFL que a implementou em meados de 2008 nas 55 posições das salas de seu centro de treinamento localizado na cidade de Campinas (SP). A solução implementada atua em conjunto com a solução de virtualização de desktops WMware.
Utilizando-se desta experiência, reestruturou completamente a central de atendimento ao cliente, localizada em Ourinhos (SP). O thin client escolhido foi o Wyse S10, com design compacto e baixo consumo de energia elétrica, o que permitiu economia de espaço e de 90% do consumo de energia elétrica em cada máquina, em comparação aos desktops tradicionais – consumo de 450 watts dos PCs convencionais em relação a 45 watts de potencia de um thin client.
Raphael Basseto, analista de TI da CPFL, aponta que a opção por thin clients ocorreu por vários fatores, entre os principais destacam-se a simplicidade e agilidade na implantação dos terminais, total controle do sistema de segurança, padronização/apresentação do ambiente e facilidade na administração da rede de forma remota. O analista destaca ainda a importância da disponibilidade das aplicações para o usuário final. “Não podemos correr riscos de indisponibilidade em um call center”, acrescenta.
Com os aplicativos centralizados nos servidores da sede e a estrutura de máquinas virtuais, a instalação e manutenção das posições de atendimento são tarefas que se cumprem em poucos minutos e com total garantia de que não será necessário retrabalho, já que elas são feitas a partir de um template único e não envolvem operação manual. Implantado pela Tele Design, integradora de Campinas especializada em redes corporativas, o projeto durou cerca de dois meses, da preparação do ambiente e infraestrutura até a inauguração da nova central.