Crise, momento para refletir

0
1
Em um momento de crise econômica, demissões e poucas vendas, repensar sobre a carreira pode trazer resultados positivos, ao invés de esperar a melhora coletiva. Segundo o consultor e coach Jaques Grinberg Costa, muitas empresas estão reestruturando-se para enfrentarem a crise, tornando o momento propício para mudanças, seja ela qual for. “Elas podem ser internas, quando a iniciativa é nossa, ou externas, quando fatores que independem da nossa vontade forçam as mudanças. Estar preparado é o segredo para não sofrer”, revela. Ele avalia que sair da zona de conforto é difícil, mas o momento certo para agir é antes que seja preciso agir. “Esperar que algo de errado aconteça para mudar, pode ser tarde.” Conheça seis perguntas que o coach selecionou para a reflexão sobre possíveis mudanças e como estar preparado.
1º Quais as mudanças que podem acontecer e se acontecerem, podem afetar a sua carreira?
2º Quais são as chances destas mudanças acontecerem: alta, média ou baixa?
3º Se for baixa, é motivo para estar desesperado ou apenas para começar a investir em você, em qualificação por exemplo, para quando acontecer e se acontecer, estar preparado?
4º Se for média, quais as precauções que você pode tomar para diminuir as chances ou até evitar que aconteça? E como as chances de acontecer são 50%, começar a pensar em alternativas é estar preparado para mudanças ou uma forma de evoluir profissionalmente?
5º Se as chances forem alta, as mudanças irão acontecer. Então, o que você pode começar a fazer agora para estar preparado e “blindado” no momento certo?
6º Se algo acontecer, seria uma oportunidade para sair da zona de conforto e buscar novas alternativas ou um desastre total?
“Agora, que você já refletiu sobre as respostas, por qual motivo você pode estar preocupado mesmo?”, pergunta o coach.