A CSU CardSystem, empresa que possui quatro unidades de negócios – CSU CardSystem, CSU TeleSystem, CSU Credit & Risk e CSU MarketSystem – divulgou seu balanço de resultados de 2006. Os resultados financeiros de 2006 da CSU foram impactados pelo encerramento de alguns contratos durante o ano, os quais contribuíram para um desempenho abaixo do esperado no volume de negócios nas unidades TeleSystem e Credit&Risk. Além disso, houve também a postergação da implementação do Projeto Caixa Econômica Federal (Caixa), que envolve a migração de mais de 4,1 milhões de cartões do banco para a Companhia, e que já está em sua fase final de desenvolvimento, devendo gerar um relevante incremento das receitas da CSU em 2007.
Apesar desses fatores, a receita bruta da CSU alcançou no ano R$ 354,4 milhões, crescimento de 5,6% comparado ao ano de 2005. O EBITDA Ajustado (ex-IPO) atingiu R$ 50,2 milhões no ano, margem de 15,3%, e o resultado líquido também ajustado pelas despesas do IPO da CSU registrou prejuízo de R$ 11,8 milhões em 2006.
Segundo o relatório da companhia, as unidades de negócios CSU TeleSystem e CSU Credit & Risk, especializadas, respectivamente em contact center e no ciclo de crédito e cobrança, avançaram no processo de reorganização durante o quarto trimestre de 2006. Alguns resultados deverão, inclusive, contribuir para a recuperação dos volumes de negócios das unidades ao longo de 2007. Entre os avanços, a companhia destaca os novos negócios fechados no primeiro trimestre de 2007.
A base de cartões da unidade de negócios CardSystem, especializada em meios eletrônicos de pagamento, teve aumento de 23,1%, refletindo principalmente o crescimento orgânico obtido pelos clientes, como Nossa Caixa, HSBC e Losango. O número foi quase 10 pontos percentuais superior ao verificado no mercado de cartões de crédito e private label, que ficou em 13,7%. O número de transações da base de clientes foi de 48,9 milhões no quarto trimestre de 2006, crescimento de 33,0% na comparação com o mesmo período do ano anterior, acompanhado também de aumento no percentual da ativação dos plásticos.
Finalmente, a unidade MarketSystem, especializada em marketing de relacionamento e programas de fidelização de clientes, totalizou uma média de 3,1 milhões de contas geridas em programas de relacionamento no ano de 2006, contra 2,4 milhões de média no ano anterior. A unidade de negócios lançou novos produtos e ampliou os programas dos atuais clientes, o que deve contribuir para o desempenho ao longo de 2007.