A CSU CardSystem, prestadora de serviços em gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento, marketing de relacionamento e terceirização de contact center, encerrou 2012 com faturamento bruto de R$ 405,7 milhões. “O montante é inferior ao faturamento de 2011, em função da bem sucedida reestruturação da operação de contact center, a CSU Contact, que gerou expansão na rentabilidade ano a ano”, explica Mônica Molina, diretora de relações com investidores da CSU. Molina ressalta que houve ampliação da margem EBITDA para 17,4%, totalizando R$ 64,8 milhões no ano. E o lucro líquido acumulado no período chegou a R$ 22,2 milhões, equivalente à margem líquida de 6,0%.
A CSU Contact encerrou o ano respondendo por 46% do faturamento da companhia. Mônica afirma que a receita da unidade de contact center reflete o encerramento das operações de dois sites, uma vez que a companhia decidiu concentrar as operações em Barueri (SP) e Recife, numa estratégia de crescimento seletivo e rentável. Como resultado, a CSU Contact expandiu a lucratividade, com margem bruta de 9,7% no ano, revertendo o EBITDA negativo do ano anterior. Contabilizando-se apenas o 4º trimestre, o lucro bruto da CSU Contact alcançou R$ 5,2 milhões, evolução de 88% ano a ano. A CSU Contact hoje opera com 3,9 mil posições de atendimento.
A diretora explica que o foco agora é a diversificação de fontes de receita e a ampliação dos mercados endereçáveis. Além da nova plataforma de contact center C360, a empresa lançou OPTe+, plataforma para o desenvolvimento de programas de fidelização e e-commerce. “A partir de agora, a companhia entra em nova trajetória de retomada de crescimento. Como um acelerador do processo de recomposição dos níveis de geração de resultado, há que se considerar as perspectivas de resultados positivos atrelados a estes novos negócios, que vão fortalecer a CSU em mercados com elevado potencial de crescimento”, explica Mônica.