A Intel Company e a Dialogic vêm se empenhando para oferecer ao mercado um sistema aberto de telefonia, com o propósito de reduzir custo de propriedade para o usuário final. Segundo Tim Mackie, da Dialogic, isso está sendo feito através do sistema CT Media Value Network.
“Todos querem sistemas abertos, mas comenta-se que o recurso leva tempo e custa caro. Os produtos de telefonia só agora estão entrando em sistemas mais abertos”, comentou Tim Mackie em sua palestra no Congresso CT Expo, intitulada “How the CT Media Value Network can benefit your business”.
No último ano, a Dialogic tornou-se uma empresa da Intel, situada em Dallas, Estados Unidos. Ambas desenvolvem ação conjunta em programas que envolvem a comunidade de companhias que oferecem elementos para servidores de comunicação abertos, incluindo muitos fornecedores que trabalham juntos: “Temos aplicação de CT Media que combinamos tanto com plataformas de PCs simples como com o PABX”, explicou o executivo, informando que esse programa de colaboração entre vários fornecedores busca unir forças e combinar competências. “A idéia é dar acesso aos nossos parceiros para que eles possam se adaptar e progredir conosco”, observou.
Alguns dos programas existentes visam, tanto para o fornecedor como para o usuário, trazer ao conhecimento os projetos de telefonia em curso, havendo também interesse em localizar empresas que já tenham produtos para lançar.
O Fundo de Comunicação Intel dispõe de recursos da ordem de US$ 200 milhões, destinados a programas, suporte para o desenvolvimento de produtos, aberturas de canais com parceiros, processo de certificação de produtos, promoção de vendas, entre outros. A formação desse sistema efetivamente aberto tem se beneficiado pela participação de uma série de empresas, inclusive brasileiras: “São empresas que desenvolveram software e estão em processo de certificação, pois não queremos curiosos envolvidos”, adiantou Tim Mackie, mencionando companhias como Novavox Ag, Prima, Onset, Rockwell, TeleDirect, entre outras.
Esse Fundo compreende um grande projeto, no qual a empresa pode se candidatar a obter recursos, a desenvolver programas de marketing, a receber ajuda para colocar seu produto no mercado, ou mesmo para viabilizar algum projeto que só existe em idéia. Entre os benefícios proporcionados pelo CT Media Media Value Network, Tim mencionou a redução de custo de hardware e a rapidez no lançamento do produto no mercado.
Através desse sistema, Intel e Dialogic têm maior facilidade para avaliar o potencial dos fornecedores dos últimos anos, além poderem oferecer aos distribuidores um panorama completo das empresas envolvidas. O CT Media permite maior concentração nos recursos. Existe a parte de propaganda e marketing e pode-se desenvolver soluções combinadas ao usuário final. “A perspectiva da Intel, com relação à faixa de instalação e manutenção do produto, é chegar a 2.000 usuários para redes empresariais”, admitiu o executivo, avisando que a empresa quer conversar com qualquer pessoa envolvida em telefonia.
Aos interessados em consultar mais a fundo a rede de valor CT Media, ele sugeriu fazer uma visita aos sites www.ctserver.com e www.commweb.com