Os operadores de callcenter são mais de 600 mil no país e usam a voz como principal instrumento de trabalho. Por isso, o dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz, é motivo de comemoração nas empresas de telesserviços. “A postura da voz é essencial na percepção do cliente sobre a qualidade do atendimento. Por isso, sua boa utilização será determinante para o sucesso do trabalho dos operadores”, aponta Topázio Silveira Neto, presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Segundo uma pesquisa do programa de Pós-Graduação da PUC-SP e da ABT, um operador faz ou recebe, em média, 74 chamadas por dia.
Sendo assim, é essencial que as cordas vocais sejam bem cuidadas, como explica a fonoaudióloga Juliana Algodoal, diretora da empresa Linguagem Direta, de São Paulo. “As dicas para manter a saúde da voz são beber muita água, aquecer as cordas vocais antes da jornada de trabalho (com exercícios orientados por profissionais), falar pouco nos intervalos e manter cabeça e ombros retos, para não sobrecarregar o pescoço e a laringe”, diz. Para Juliana, esses cuidados ajudam a manter a equipe motivada e a melhorar a sua performance, “já que os profissionais conseguem, desta forma, usar a voz por mais tempo e com mais qualidade”.
Mesmo quem não trabalha no setor de callcenter deve prestar atenção nas cordas vocais, até porque o Brasil tem alta incidência de câncer de laringe. “Uma rouquidão constante, que dure mais de duas semanas, é motivo para visita a um médico otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo”, completa Juliana.