As cobranças diárias em razão da alta demanda, aliadas ao estresse enfrentado no percurso caótico de casa ao trabalho, são apontados como os principais fatores que afetam as mais diversas atuações. Porém, além disso, outro desafio é saber lidar diariamente com os diferentes tipos de personalidades no ambiente de trabalho. Muitos profissionais são obrigados a conviver com pessoas que insistem em ser irritantes, contribuindo para que haja uma piora no clima corporativo, causando ansiedade e angústia naqueles que prezam pela harmonia. Aprender a se adaptar às manias e hábitos de cada um pode se tornar uma prova e tanto. De olho nisso, o site Emprego Ligado listou, com base em levantamento, os tipos mais comuns de profissionais irritantes.
1. O performista
Um verdadeiro showman, capaz de acreditar que está a todo o momento em uma apresentação ao vivo, em cima do palco. Canta e fala alto e ainda ensaia a coreografia na frente do computador.
2. O esquimó
Muito comum durante todas as estações do ano, a síndrome do escritório congelante acontece quando uma determinada pessoa do escritório tem mais calor do que todo o resto da equipe. Sem perguntar a opinião dos outros, simplesmente resolve colocar o ar condicionado compatível com a temperatura do Polo Norte.
3. O ladrão de comida
Um perfil bastante gatuno. Sabe aquele iogurte que você levou para tomar no café da tarde? Ou aquela bolacha recheada que você comia na sua infância e que de repente bateu aquela vontade? Já era! Esse é um problema realmente sério. Se a pessoa não respeita nem a geladeira da empresa, que dirá o ambiente de trabalho como um todo.
4. A simbiose entre alto-falante e ser humano
Você já deve ter se deparado com aquele tipo de pessoa que não se levanta por nada, mas fica gritando com o colega do outro lado de escritório. Barulho e movimentos repetitivos podem atrapalhar o desempenho e a concentração dos outros funcionários. Uma dica: se for possível, use a diplomacia e converse com a pessoa.
5. O fofoqueiro
Esse é clássico, todo escritório tem e sempre terá um fofoqueiro. Divulgar assuntos sigilosos ou espalhar algo pessoal para a equipe causa um clima ruim e um desconforto no ambiente. Recomendação: não se envolva, se um fofoqueiro vier te procurar, diga que está muito ocupado com um novo projeto.
6. O desorganizado
Caneca, folhas e agendas espalhadas no lado da mesa do colega, sem nenhum constrangimento. Esse é o perfil daquele colega que parece estar sempre com a cabeça na lua. Desorganização e falta de limpeza podem incomodar muita gente no ambiente de trabalho. O desafio de dividir um espaço, muitas vezes pequeno, não é para qualquer um. Especialistas dizem que um ambiente bem organizado pode ajudar na produtividade.