Damovo atualiza sistema de comunicação da Randon

0
2

A Randon Participações S/A, grupo que atua nas áreas de implementos rodoviários e veículos especiais, serviços, autopeças e sistemas automotivos, adquiriu um sistema de comunicação de dados e voz, baseado nas tecnologias Gigabit Ethernet e ramais móveis. O projeto, desenvolvido e implantado pela Damovo mostra a continuidade de uma parceria iniciada há mais de uma década entre Damovo e Randon.

A nova rede de dados possui um backbone Gigabit Ethernet, com velocidade de 1000 Mbps. Além disso, 1160 estações de trabalho estão interligadas ao backbone central por meio de switches Fast Ethernet, com velocidade de 100 Mbps. Este sistema veio substituir a antiga rede baseada em tecnologia ATM (Assyncronous Transfer Mode), que era de difícil administração e manutenção, além de causar quedas diárias devido a sua sobrecarga no sistema da Randon. “A rede de dados era o ponto mais crítico de nosso sistema, pois nossas estações de trabalho eram todas interligadas via rede e, qualquer queda que ocorresse, comprometia o funcionamento do sistema de todas as empresas Randon. Perdíamos negócios e, pior, não podíamos atender bem aos nossos clientes”, afirma Vanderlei Três, especialista de TI.

Rubens Zini, gerente corporativo de TI, aponta outro benefício da nova rede, “agora, temos a capacidade de implementar novas tecnologias e equipamentos em nosso sistema e sabemos que, se precisarmos, ele suportará muitas outras expansões tecnológicas”. O backbone Gibabit Ethernet ainda possibilita a utilização de aplicações em banda larga, como e-learning e videoconferências.

Já para o projeto de ramais móveis, a Damovo implantou a tecnologia Dect (Digital Enhanced Cordless Telephony). Ao todo, foram 172 ramais móveis e 27 radiobases, de onde são distribuídos os sinais que possibilitam a comunicação móvel. É um sistema de mobilidade integrada que trouxe comunicação móvel, rápida e segura à Randon. “A central telefônica que instalamos na Randon (MD110 Ericsson) está em funcionamento há 13 anos e vem recebendo atualizações constantes. Hoje, com os ramais móveis, esta central ganha maior produtividade, flexibilidade e redução de custos com ligações entre localidades remotas”, afirma o diretor regional da filial Damovo Porto Alegre, César Corrêa. Após estes dois projetos, o intuito das empresas Randon é substituir, gradativamente, os 1000 ramais fixos restantes por ramais Dect.