Autora: Alessandra Vieira Martins
Mesmo diante de um cenário pouco animador, a busca por melhores resultados se faz presente e necessária. Metas precisam ser cumpridas e projetos desenvolvidos ainda que com recursos limitados. Para alcançar esses objetivos, muitos gestores de RH começam a perceber a necessidade de voltar os olhos para mudanças e adequações, afinal, nada é mais urgente no momento atual do que capacitar talentos, estimular a inovação e motivar cada membro da equipe.
Os gestores de RH são peças chave dentro das empresas, pois tem a importante missão de promover o engajamento dos funcionários e evitar que as incertezas contaminem a equipe. Para tanto, é preciso se comunicar de forma eficiente, construir boas relações e, acima de tudo, estar atento às necessidades individuais de cada membro da equipe.
Contudo, para manter essas características em momentos de crise, é imprescindível manter a calma e ter criatividade para realizar adaptações, buscar soluções alternativas para fazer com que os colaboradores da empresa mantenham-se motivados e, principalmente, cientes de tudo o que está acontecendo. Nesse momento uma boa comunicação interna vai colaborar para que os funcionários se envolvam e façam parte das mudanças de forma mais tranquila.
Em tempos de reduzir despesas e “apertar os cintos”, alguns custos são cortados quase a zero, como por exemplo, treinamentos e cursos. O gestor de RH dribla essa situação criando alternativas que permitem o crescimento e a valorização dos seus talentos, a fim de garantir aos colaboradores que todas as ações necessárias sejam tomadas para garantir a saúde da empresa e os empregos de todos.
São esses momentos que permitem que novos talentos sejam descobertos, pois nas horas mais difíceis as pessoas sentem necessidade de se reinventar e notam que tem habilidades que nem sabiam que tinham! Temos que ter em mente que nem tudo está perdido e encarar esse momento como mais um desafio, tirando dele toda experiência e aprendizado que possa nos oferecer.
Os profissionais de Recursos Humanos tem papel de destaque nesse quadro e são determinantes nesse processo de mudanças e nova visão de trabalho, pois podem mostrar novos caminhos.
Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH.