A fisioterapeuta especializada em ergonomia Claudia Nammour Rossi dá dicas de atitudes que, se seguidas diariamente, poderão evitar/amenizar problemas de LER/estresse nos operadores de telemarketing. Claudia, também, é diretora da Cnrossi Ergonomia e presidente do Conselho Deliberativo da Anafit (Associação Nacional de Fisioterapia do Trabalho).
– Periodicamente relaxe os braços, soltando-os ao longo do corpo, feche os olhos e respire da seguinte forma: Inspire profundamente enchendo a barriga de ar, solte o ar vagarosamente, murchando completamente a barriga. Repita esta respiração de forma lenta por 5 vezes.
– Periodicamente, desvie os olhos do computador e olhe para diferentes distâncias, de um ponto próximo ao infinito.
– Beba pequenos goles de água ao longo de sua jornada de atendimento.
– Periodicamente , alterne de ouvido o fone do head set.
– Mantenha seu posto de atendimento organizado e limpo, sem papéis ou objetos desnecessários.
– Alterne a postura de pé e sentado ao longo de seu dia.
– Pratique a terapia do sorriso…sorria para todos de forma sincera e transmita energia positiva, o nosso cérebro entende o sorriso como um momento agradável e libera endorfinas que nos dão uma sensação de prazer.
– Mantenha os pés bem apoiados no chão.
– Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira.
– Mantenha os joelhos num ângulo de 90.º graus.
– Mantenha os antebraços apoiados sobre a mesa de trabalho.
– Mantenha os punhos retos.
– Não digite com força.
– Digite com o maior número de dedos possível.
– Mantenha o monitor de vídeo à sua frente.
– Mantenha os objetos de uso frequente dentro de sua área de alcance.
– Realize sempre que possível a ginástica em seu ambiente de trabalho.