A Direct Talk iniciou recentemente processo de crowdsourcing com os clientes, abrindo os canais para que os usuários dos produtos sugiram e votem em novas funcionalidades. E o modelo já vem dando resultados. O último roadmap divulgado, em agosto, foi construído em cima das mais de mil sugestões enviadas pelos usuários das soluções.
Nesse processo continuo de inovação, a empresa ouve as sugestões dos clientes, cruza as informações e disponibiliza as funcionalidades e evoluções mais pedidas ou aquelas que causarão maior impacto entre os usuários. Para tanto, a empresa criou um canal de comunicação entre os clientes e a equipe de Ofertas, responsável pelo crowdsourcing. Batizado de “Fale com o Alê”, o site é a principal porta de entrada de sugestões.
De acordo com o Alexandre Bernardoni, líder da área de oferta da Direct Talk, as metodologias que aproximam as empresas dos clientes são fundamentais principalmente para as companhias ligadas a inovação, uma vez que aumentam as chances de sucesso e de resultados satisfatórios. “Somos focados no desenvolvimento de ferramentas para o atendimento. Então, esse processo de crowdsourcing é ainda mais importante, pois é por meio dele que absorvermos muitas ideias e as validamos”, afirma.
Bernardoni explica que a organização mantém atualizado um banco com mais de mil ideias, muitas delas já colocadas em prática. “Nossos maiores desafios são: atender o maior número de clientes e garantir o ciclo rápido de entrega dessas funcionalidades”, diz. Segundo o especialista, a empresa está recrutando seus clientes para participarem de um comitê que terá como foco o desenvolvimento de um novo produto. “Queremos identificar as necessidades dessas companhias para desenharmos uma nova solução com resultados bastante abrangentes e positivos”, finaliza.