De olho no constante movimento do mercado buscando alternativas de redução de custos, a DNK Infotelecom lança uma solução de RPA (Robotic Process Automation). A tecnologia é capaz de padronizar processos e automatizar atividades de baixo valor agregado, como copiar dados de uma tela para outra, buscar telas específicas, preencher templates e acessar múltiplas aplicações, entre outras funções.
O diretor presidente da DNK Infotelecom, Ântimo Gentile Filho, destaca como principais funcionalidades o Assistência Virtual, que executa sequências de tarefas; Atalhos, que automatiza atividades que reproduzem sequências de ações realizadas pelo usuário, consultas e entradas nas aplicações, simulando inclusive cliques e ações do teclado; e Workflow, que interpreta regras de negócio e alertar usuários para a tomada de decisão de iniciar a execução de tarefas. “A solução possui ainda a função Força de Tarefa Automatizada, que permite garantir implementação de forma escalável e centralizada operando 24×7 e sem erros.” Outra funcionalidade é a Extração de dados, que se utiliza de técnicas de acesso não intrusivo a diversas aplicações ou acesso direto à base de dados, APIs entre outros.
Além das funcionalidades já citadas, a ferramenta para servidor permite escalabilidade da sua força de trabalho. Por meio de conexões simultâneas, o robô é capaz de realizar simultaneamente o trabalho de vários usuários. O robô também pode automatizar todo um processo repetitivo, reportando apenas as exceções para que possam ser tratadas manualmente. “O robô pode registrar tudo o que foi executado e também coletar evidências (imagens) de etapas do processo, sendo possível uma completa rastreabilidade do processo”, acrescenta Gentile, reforçando que a soluções possui integração por meio de serviço web. “O robô pode receber requisições de aplicações na nuvem, podendo conduzir suas ações sendo orquestrados por aplicações externas (na nuvem).”