Autor: Moracy das Dores
Fui, recentemente, de encontro a uma mentira que, pelo fato de estar sendo repetida e repetida há muito tempo, está virando uma ‘verdade’ na cabeça de muitas pessoas, inclusive na cabeça de profissionais do nosso meio… Esta mentira me constrange e me desagrada. Qual é a mentira?
“Ser Operador de Telemarketing é a lama; é estar no fundo do poço; é não ter qualificação para mais nada, etc.”…
Sei que uma profissão (qualquer profissão) é de vital importância para a nossa sociedade. Sei, também, que telemarketing é a profissão do presente e é a profissão do futuro. Consegui lembrar, sem muito esforço, de fatores que provam esta verdade para que eu pudesse argumentar com estas pessoas e/ou profissionais do nosso meio que ainda insistem em denegrir profissionais que merecem o máximo respeito, assim como para ter elementos que pudessem permitir que eu conseguisse fazer um reconhecimento público de uma verdade. Relaciono, a seguir, com esta intenção, fatores objetivos e subjetivos:
01) É relativamente fácil se iniciar como operador de telemarketing. E, normalmente, independe de aparência física.
02) Telemarketing é um dos únicos ramos que qualifica profissionais (início de carreira ou mudança de profissão).
03) Operadores podem fazer rápida carreira, porque estão no meio que mais cresce e emprega.
04) Um operador que trabalha seis meses ou mais na função é reconhecido como um profissional da área.
05) Ser operador é ser um profissional em constante treinamento, acompanhamento e motivação.
06) Operador profissionalizado, tem ‘garantia de emprego’, dada a imensa procura que há no mercado.
07) Operadores aumentam as chances de sucesso, em qualquer meio que freqüentam e atuam, porque estes profissionais precisam desenvolver seu sentido de audição e seu feeling (chamado de sexto sentido).
08) Ouvir, digitar, raciocinar, argumentar, etc. – tudo ao mesmo tempo – desenvolve muito a capacidade cerebral e:
– a empatia e o nível de auto-estima;
– a boa dicção e a boa pronúncia do nosso idioma;
– a paciência, a responsabilidade e a vontade de ajudar;
– a facilidade para lidar com as pessoas e a facilidade de expor situações;
– a capacidade de organização e a capacidade de trabalhar sobre pressão.
09) Trabalhar em ‘comunidade fechada’ é aprender a viver se inter-relacionando, é aprender a obter/manter harmonia.
10) Vivenciar trabalho de equipe, é conseguir substituir o eu pelo nós, é ter a oportunidade de desenvolver o altruísmo.
Podemos deduzir, pelo pouco que aqui expus e segundo a abordagem positivo-negativa de cada um, que é uma grande Oportunidade poder estar trabalhando e fazendo carreira em uma função tão digna. E, para que esta verdade ocorra, só depende de você entender que isso é uma verdade!
Moracy das Dores é responsável pelas áreas comercial, consultoria e treinamento da Trade Call Service e diretor do Sintelmark. ([email protected])