Editel cria setor de atendimento para evitar golpes

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A Editel Listas Telefônicas está alertando clientes dos cinco estados (PR, ES, BA, AL e SE), onde a empresa atua, para evitar que se tornem vítimas de golpes. De acordo com o superintendente de marketing da empresa, Maurício Pacheco, do começo do ano até agora foram registradas mais de 900 reclamações de clientes sobre as tentativas de golpes, sendo 345 num único mês. A orientação é para que se verifique se os boletos recebidos estão sinalizandos a razão social correta da companhia. Em caso de dúvidas, o cliente deve procurar a empresa e não efetuar qualquer pagamento. Para isso, foi disponibilizado um serviço de atendimento ao cliente, através da linha 0800 726 9900.

O presidente da Associação Brasileira de Listas telefônicas (ABL), Flávio Rauter, conta que as próprias faturas de pagamento contêm sinais claros de fraude. “Os golpistas estampam nomes fictícios no local de identificação da razão social com a intenção de confundir os clientes”, explica. Segundo ele, a entidade tem registro de 45 empresas aplicando estes golpes em todo o País. “A maior parte tem sede em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, mas não sabemos se são de várias ou de uma única empresa que muda freqüentemente de nome e sede”, afirma Rauter.
No sentido de evitar a consumação do golpe e prejuízo para os clientes, a Entel está enviando cartas orientando sobre o correto procedimento na renovação de contratos. Os novos anunciantes já recebem um manual de prevenção no fechamento do acordo com a empresa. “Qualquer alteração financeira com a Editel é realizada apenas com autorização prévia e assinatura do cliente. Além disso, não mantemos conta corrente em nome de terceiros para recebimento de pagamentos ou depósitos”, alerta Maurício. O Procon orienta a clientes e funcionários a não passar qualquer tipo de informação antes de verificar se a empresa é confiável e também a não assinar nenhum tipo de contrato sem a análise prévia.