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Em busca da qualidade



Autor: Luiz Brasil

 

Normalmente as empresas criticam a área de Tecnologia da Informação (TI) porque a consideram mais um custo. No entanto, passamos por um processo de mudanças e a área de TI já é tida como uma das principais parceiras de um negócio. Quando falamos em qualidade e processos, existe um grande espaço a ser trabalhado e desenvolvido, que vai muito além do respeitar os padrões da ISO 9001. Qualidade é a busca pela melhoria contínua das atividades diárias, quanto mais pensamos em reduzir custos, mais devemos pensar em qualidade. Daí a necessidade de identificar processos e sub-rotinas em comum a diversas áreas, o que às vezes é a chave para otimizar recursos e tempo.

 

Entidades como o HDI (Help Desk Institute), uma das organizações mais respeitadas no mercado de serviços de suporte, aponta que processos considerados simples, como a motivação, pode ser uma ação que resulta em qualidade no atendimento. O tema discutido em sua última conferência no Brasil mostra que não são necessárias grandes ações, mas sim pequenas, que sejam simples e constantes.

 

Outro ponto interessante que podemos ressaltar e que se trata se um assunto polêmico para a maioria das empresas é a comunicação interna entre as áreas. Curioso saber que os mecanismos utilizados nas corporações variam de ferramentas de mercado, do tipo Microsoft Service Network (MSN), passando por “rádio corredor”, até a famosa “intranet”. Neste caso, a maneira mais eficiente de evitar que os boatos corram paralelamente é formar uma cultura de comunicação clara e sólida, fazendo a informação fluir por igual, sem ruídos, na mesma velocidade a todos os colaboradores.

 

E quando colocamos o tema da comunicação em sua esfera externa, que é o cliente, mais do que assegurar a homogeneidade da informação, é imprescindível manter uma comunicação plena e constante com o receptor da mensagem, o que garante a visibilidade e percepção positiva ao serviço prestado, além da satisfação do cliente.

 

Luiz Brasil é gerente de relacionamento da Sonda Procwork.

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Em busca da qualidade


A Athenee, empesa de extração e beneficiamento de mármores e granitos, foi eleita, em pesquisa auditada pela Toledo e Associados, por decoradores e arquitetos de São Paulo como a empresa número um em mármores e granitos. Entre os critérios apontados pelos profissionais, participantes da pesquisa, a empresa destacou-se pela pontualidade e profissionalismo.

A empresa obteve essa consagração no momento em que concluiu o processo de reestruturação de sua logística. A sede da Athenee, localizada na Barra Funda, zona oeste da capital, passou por diversas mudanças, incluindo a ampliação do estoque de pedras. Para facilitar o recebimento e o armazenamento das mercadorias e o atendimento aos clientes, as unidades da empresa agora contam com um moderno sistema informatizado, interligado ao depósito, que agiliza a venda e a execução de projetos das obras. “Se antes o cliente levava 20 minutos para retirar suas peças, hoje, com esse sistema, ele não leva mais que 5 minutos”, explicou o diretor da Athenee, Solon Dimitrios.

Com foco na equipe e no aperfeiçoamento do atendimento, a Athenne também contratou uma empresa de Recursos Humanos que avaliou o nível de satisfação dos funcionários promoveu treinamentos e implementou uma política de benefícios e bonificações.

Espaço Gourmet – Com iniciativas como a 1ª Mostra de Mármores e Granitos Athenee, a empresa difundiu para o grande público a versatilidade na utilização de mármores e granitos, também na decoração. Muitas pessoas visitaram a exposição instalada durante seis meses no mezanino da sua loja em São Paulo.

Esse sucesso se repetiu com a inauguração do Espaço Gourmet, inaugurado junho. O projeto, assinado pela Smart House, apresenta o mármore e o granito como peças chaves, propondo um novo conceito na realização de eventos, com os mais diversos temas e públicos, sendo um lugar para encontros de formadores de opinião, chefs de cozinha, personalidades e outros.

De acordo com Dimitrios, o novo espaço está aberto para visitação permanente e a realização de eventos e reuniões, tendo sempre como cenografia o ambiente dos grandes chefs de cozinha. “A idéia foi construir um local requintado e descontraído que alie entretenimento à oportunidade de bons negócios”, explicou.

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