Foi-se o tempo em que bastava anunciar uma vaga nos classificados do jornal e a experiência profissional era o que mais contava na hora de contratar um novo funcionário. Hoje o processo seletivo é visto como estratégico como parte do planejamento da empresa. “Organizações que focam em desenvolvimento e retenção têm, comprovadamente, retorno veloz e crescimento sustentável”, avalia Roberto Didio, gerente da unidade carioca da Luandre, consultoria de recursos humanos com 45 anos de mercado.
Eis aí, então, o desafio para a área de recursos humanos das empresas, especialmente em tempos difíceis. “Companhias que mais se destacam são as que estão em constante busca de renovação e atualização, de olho no que o mercado necessita. É imprescindível que a contratação identifique os talentos que irão contribuir com essa realidade”, opina Simone Cunegundes, gerente da filial da Luandre no ABC. Avaliar candidatos passou a ser uma tarefa intensiva, repleta de detalhes que possam extrair o máximo de qualidades do profissional. Confira seis dicas para garantir contratações assertivas e economizar no orçamento:
1. Envolva os líderes no processo
A redução do custo com contratações acontecerá somente se os lideres da empresa contratante estiverem alinhados com os principais desafios: desenvolvimento de liderança, desenvolvimento de carreira e sucessão, gestão por habilidades e competências, gestão de clima organizacional, compromisso dos lideres com gestão de pessoas. “Quando estes aspectos estão alinhados podemos verificar que a redução será mais de 90%”, pontua Regiane Lucas, gerente da unidade Lapa da Luandre.
2. Evite desligamentos mantendo a equipe motivada
Apesar de não estar diretamente ligada à contratações, muitas vezes é possível controlar o turnover ou absenteísmo dos funcionários, o que fortalece a empresa. Para isso, é necessário que as áreas de Treinamento e Desenvolvimento apliquem ferramentas que elevem a motivação e aumentem a produtividade, gerando um constante movimento de integração.
3. Avaliando além do currículo
O potencial emocional e intelectual é cada vez mais valorizado. Nesse cenário, a avaliação psicológica não deve ser dispensada. Ela ajuda a identificar características do comportamento do candidato em diferentes ambientes, especialmente de sua personalidade.
4. Contratando no mercado competitivo
Independente do setor da empresa, dinamismo, comprometimento e eficiência são características básicas para qualquer candidato. “Não que o processo seletivo tenha ficado mais difícil, mas mais detalhado e com mais obrigação de assertividade”, aponta Angelina Vinci, gerente da Unidade Campinas da consultoria. Por outro lado, os candidatos também estão mais exigentes, com objetivos mais agressivos, buscando reconhecimento salarial e evolução de carreira em curto prazo. Ou seja: não basta encontrar o profissional certo, mas atraí-lo e convencê-lo também.
5. O valor das consultorias
Para lidar com esse cenário, na última década, a fatia de recrutamento e seleção foi gradualmente transferida das empresas para as consultorias, mais preparada para a demanda e para desempenhar um papel estratégico. “Essa ação desencadeou também mudanças na avaliação, com mais critério e ferramentas eficazes”, aponta Vânia Alencar, gerente da Unidade Luandre Faria Lima. Entram no processo métodos como entrevistas de competência, processos customizados e dinâmicas.
6. Prepare-se para a geração Z
Os jovens nascidos na década de 90 representam um desafio para as empresas e para os recrutadores. “Diante de um processo seletivo, eles se adaptam com facilidade às etapas e apresentam perfil questionador, que busca rapidamente evolução e crescimento profissional”, diz Sabrina Silva, gerente da Unidade Luandre Santo Amaro. A saída para atrair e reter esses talentos é mantê-los motivados em funções onde se sintam valorizados, possam expor suas ideias e exijam agilidade na resolução de problemas.