Em pé de igualdade

0
0
Levada pela busca por independência, a mulher foi em busca do seu espaço no mercado de trabalho. No entanto, por ter sido posteriormente ao homem, ainda sofre o impacto dessa decisão tardia. Felizmente, cada vez mais isso vem sendo mudado. Apesar do número de posições ocupadas por mulheres nos mais altos cargos ainda ser tímido, já há exemplos que tem inspirado outras mulheres. Além disso, elas já são maioria em algumas atividades, como no de contact center. Na Contax, representam 73% dos colaboradores. Na visão de Cristiane Cé, diretora executiva jurídico e compliance da Contax, a própria mulher motivou essa transformação.
Compartilhando da mesma opinião, Alice Farias da Silva, atendente Junior da Contax, comenta que, com o feminismo, as mulheres conseguiram ganhar espaço e mostrar que podem ser tão boas quanto os homens. “Hoje encontramos mulheres trabalhando tanto na presidência das empresas quanto em obras, que era considerado trabalho apenas por homens por ser um trabalho mais pesado”, pontua. Com isso, quem mais ganha são as próprias empresas, que podem contar com um mercado cada vez mais qualificado, formado por mulheres e homens, segundo Cristiane. “Entendo ainda que cada um tem uma forma de trabalhar e que se complementam em muitos casos”, explica.
Mais especificamente no setor de call center, a diretora destaca o fato de que, como as mulheres tendem a permanecer mais tempo na função, a bagagem e a maturidade para o atendimento ao cliente se tornam o diferencial. A própria Contax valoriza e reforça o crescimento profissional da mulher. Resultado disso é que cerca de 58% dos cargos de liderança na companhia hoje são ocupados por elas. Do outro lado, a atividade traz algumas vantagens para o público feminino também, como a carga horária de 6h, que possibilita às mulheres estudar e/ou cuidar da família em paralelo ao trabalho. “Como estou cursando o ensino superior, decidi trabalhar em contact center porque a escala de trabalho é menor e consigo estudar e trabalhar ao mesmo tempo sem me cansar muito”, revela Alice.
Para homenagear essas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher, a Contax criou uma campanha, utilizando como ferramenta as redes sociais (Facebook e Instagram), onde os colaboradores foram incentivados a postar uma foto fazendo homenagem às mulheres especiais em suas vidas. As melhores fotos foram divulgadas nos canais externos no Dia da Mulher. “Teremos também algumas ações nos sites e prédios corporativos, onde serão oferecidas palestras com temas relevantes para elas, além de ações pontuais nos sites, principalmente voltadas à beleza e cuidado feminino”, completa Cristiane.