Em sintonia



Como é a declaração de missão de sua empresa? Para Alexander Baer, palestrante e coach estratégico, se ela for algo parecido com “Nossos objetivos são de oferecer aos clientes os melhores serviços e produtos disponíveis no mercado”, o momento é de rever todo este rumo e suas estratégias. Segundo Baer, praticamente todas as empresas querem oferecer os melhores produtos e serviços. Por isso, a missão e os objetivos devem ser muito mais impactantes, de forma a realmente e de fato diferenciar a empresa da concorrência.

 

Para alcançar sucesso nos negócios, um dos primeiros passos é contar com uma equipe preparada e motivada. “Em 1998, Peter Drucker, um dos maiores gurus da administração, já dizia que no século 21 as empresas seriam como orquestras”, lembra o palestrante. Ele compara as etapas entre a afinação dos instrumentos, o gestual do maestro e os aplausos da platéia, com boas práticas de gestão empresarial nas quais líderes podem se espelhar. “Em uma apresentação, uma orquestra não tem uma segunda chance, no mercado as empresas hoje também não” frisa.

 

Para que uma orquestra faça uma boa apresentação, atendendo as expectativas de sua platéia, é preciso que o maestro e os músicos estejam preparados, motivados e em sintonia. Segundo Baer, nas empresas, a relação entre os líderes e os funcionários/colaboradores também deve ser assim. Dessa forma, é possível realizar um trabalho diferenciado, que evidencie a organização no mercado.

 

O “líder maestro” é uma característica importante do meio empresarial. Refere-se à liderança responsável por cuidar de competências, habilidades e atitudes no comando e gestão de pessoas, que pode ajudar os empreendedores a mensurar a efetividade no exercício desta liderança. Alexander Baer afirma que este líder tem a missão de ter a melhor equipe preparada (profissionais músicos), para oferecer o melhor produto e/ou serviço (obras musicais) para sua platéia (clientes), para que estes aplaudam em pé e peçam “bis”, recomendando a orquestra (empresa) e seus produtos/serviços.

 

O líder maestro precisa buscar alguns fatores que farão a diferença junto a sua equipe, empresa e mercado. Entre alguns destes fatores estão: a visão sistêmica da empresa (cada departamento/setor é fundamental para o todo), o conhecimento e a busca constante da atualização e inovação de produtos e serviços, a identificação dos melhores profissionais e seu constante desenvolvimento e aprimoramento para retenção, o conhecimento sobre o mercado e seus clientes bem como suas necessidades e desejos, a comunicação entre a equipe, o plano de ação estratégico (rumo a ser seguido), a sintonia entre empresa, equipe, amigos e familiares e também a emoção, para transmitir essa harmonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima