Empresário mineiro cria solução para call center


Diante da constatação de que a maioria das negociações comerciais é efetivada via telefone, o empresário mineiro Sávio Mattar investiu, nos últimos três anos, R$ 800 mil e desenvolveu o Recorder. O equipamento grava em computador as transações telefônicas com o objetivo de permitir rastreabilidade, medição de produtividade, aprimoramento dos contatos e melhoria da lucratividade.

Os sistemas de monitoramento e gravação em call center – uma exigência nos processos de certificação ISO 9002 – são utilizados em todo o mundo e no Brasil existem mais de 50 mil pontos instalados. “Nosso objetivo foi criar uma ferramenta para gerenciamento da produtividade e qualidade do atendimento no contato com os clientes, gerando resultado nas vendas, crédito e cobrança e telemarketing”, explica Mattar. Segundo ele, em cerca de três meses, os clientes do Recorder têm o retorno do investimento. “Uma pequena diferença de cada ponto percentual de sucesso na venda ou cobrança significa dezenas de milhares de reais em resultados para a empresa”, argumenta.

Mattar, que também é diretor da maior empresa de monitoramento de segurança de Minas Gerais, a Semax, conta que a criação do Recorder tem como base 15 anos de experiência em informática e telecomunicações, usando equipamentos importados similares em suas empresas. “Não existia no mercado um produto com preço, escalabilidade e funcionalidades que pudesse atender à maioria das empresas brasileiras”, ressalta o empresário, destacando que o Recorder tem custo 30% menor que os concorrentes nacionais e chega a ser até cinco vezes mais barato que os importados. “Com esses diferenciais, já estamos formatando um projeto de exportação”, adianta.


A expectativa do empresário é faturar R$ 1,5 milhão em 2002. Além do monitoramento e gravação das transações comerciais por telefone, o Recorder é indicado para treinamento e melhoria de performance de funcionários. Com ele, é possível detectar a melhor argumentação para cada situação. Compatível com todos os fabricantes de equipamentos de telefonia analógicos ou digitais, o Recorder pode ser instalado desde oito até 128 posições de atendimento por equipamento.


O sistema, composto por hardware e software, possui telas amigáveis com menus de funções em português e arquitetura de conectividade aberta, o que permite interface com redes de computadores e telecomunicações. Possui recursos como compactação de áudio e de silêncio – para otimizar o espaço e acesso ao disco rígido, com armazenamento mínimo de cinco mil horas de gravação – e opção de backup automático em mídia magnética ou óptica (CD-RW e DVD-RW, entre outros).

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