A BSH Continental, a Arno e a Black & Decker também participaram da pesquisa do Inmetro que analisou os SAC´s (Serviço de Atendimento ao Cliente) das empresas de telefonia e TV por assinatura. As empresas acreditam que a análise foi objetiva e avaliou itens importantes, atestam ainda que ela deveria ser realizada com freqüência e estendida a outras empresas, “pois análises como essas são fundamentais para a melhoria do atendimento ao cliente”.
A Continental foi a única empresa a atingir a nota máxima e afirma que não houveram grandes mudanças depois da pesquisa, atualmente o objetivo da companhia será atingir o nível de excelência em seus serviços. A Arno realiza pesquisas internas para analisar o setor de atendimento ao cliente, e acredita que em uma próxima edição da pesquisa, itens como tom de voz e cortesia do atendente não deveriam ser avaliados, já que para eles esses itens são subjetivos.
Já a Black & Decker vem investindo no setor. De acordo com Júlio Roberto de Landaburu, gerente da linha de eletrodomésticos e ferramentas, a empresa está renovando os sistemas e realizando treinamento para os funcionários. Outro fator importante é a possibilidade de ascenção profissional, já que os funcionários que se destacam têm plano de carreira dentro das áreas administrativas, “os funcionários do SAC tem a possibilidade do plano de carreira por que eles têm uma visão ampla da empresa e do consumidor final”, conclui Júlio.