Empresas Pioneiras adotam assistente virtual

Tina é criada para assessorar os clientes do conglomerado de mídia durante a jornada de compra

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O cliente das Empresas Pioneiras, conglomerado de mídia de afiliadas Rede Globo, com atuação nos estados de São Paulo e Minas Gerais, ganha mais agilidade e um novo canal de atendimento e relacionamento: a Tina, assistente virtual da área de negócios. Ela foi criada para otimizar o atendimento e o acesso à ferramenta está disponível na multiplataforma de soluções integradas Negócios EP (negocios.empresaspioneiras.com.br). Com a assistente virtual, o cliente passa a contar com um canal a mais de relacionamento e também para tirar dúvidas sobre o completo portfólio das Empresas Pioneiras. A Tina será responsável, inicialmente, por dar as boas-vindas ao cliente e, futuramente, terá novas funções implementadas.

A assistente virtual foi inicialmente idealizada pela gerente de mercado das Empresas Pioneiras Central, Isabella Crepaldi, que sugeriu um canal de WhatsApp para contato com o cliente. A ideia ganhou força e se tornou um projeto liderado por Patrícia Cordeiro, gerente de Marketing das Empresas Pioneiras, sua equipe e Ivan Ribeiro, gerente de Tecnologia das Empresas Pioneiras. O projeto foi apresentado no prêmio JB de inovação das Empresas Pioneiras que acontece internamente na empresa. Patrícia Cordeiro destaca a importância da assistente virtual para a EP e o cliente. “O objetivo da criação da Tina é humanizar e modernizar a marca EP, estreitar o relacionamento com os clientes e abrir um canal de comunicação direto e ágil para que a nossa relação com esse público se fortaleça.”

Isabella Crepaldi ressalta a importância de reforçar a jornada de compra que se inicia com o atendimento consultivo dos executivos de Contas e que em breve será aprimorado com implementações de pós-venda juntamente com a Tina. “Como são lançadas milhares de campanhas por ano nas Empresas Pioneiras, um dos objetivos é que a Tina tenha condições de automatizar avisos aos clientes desde o momento em que ele sela a parceria e contribuir com a percepção de entrega para o cliente, nos aproximando ainda mais do nosso anunciante. É necessário garantir que o cliente saiba o que está acontecendo com a sua campanha, mesmo sem acompanhar ativamente, para aumentar a percepção de resultado e garantir o pós-venda.”

Atualmente, os clientes contam com atendimento consultivo das equipes Comercial, de Planejamento e de Marketing, além de receberem um pós-venda consolidando os resultados dos clientes que são cases de sucesso. Este relacionamento humano importante continuará e a Tina chega para aprimorar alguns processos e ser um novo canal disponível 24 horas, explica Patrícia Cordeiro. “O atendimento humano e consultivo já reconhecido pelo mercado publicitário continuará. A Tina vem para fortalecer esta comunicação. Ela conseguirá realizar os primeiros passos do atendimento e, então, direcionará para a área responsável. Para humanizar a comunicação, desenvolvemos um personagem descontraído que é a cara das Empresas Pioneiras no ambiente digital.”

A Tina ainda ganhará novas funcionalidades, adianta Ivan Ribeiro, que em breve estará integrada aos sistemas de gestão da EP. “O interessante da ferramenta é que ela tem a possibilidade de operar com chatbot e também com a interação humana, como se fosse um chat em tempo real. A Tina contribuirá na captação de leads, além dos mecanismos de interação e será aprimorada ao longo do tempo.”