Engana-se os que acham que marketing pessoal é apenas ficar falando de si mesmo. É destacar competências e habilidades favoráveis, mostrar ao mercado do que é capaz, segundo Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores. O profissional deve trabalhar sua imagem, sua marca como se fosse um produto. A ideia é ser sempre o melhor, o mais desejado, o mais procurado. “O profissional precisa trabalhar sua imagem, postura e conduta. São essas ações que vão dar visibilidade ao funcionário e fazer com ele se destaque dos demais, alcançando assim a tão esperada promoção”, explica Macedo.
Ele comenta que é comum pessoas com talento e competência para executar atividade de rotina, em determinadas situações passarem uma imagem negativa, perdendo oportunidades, limitando a chance de uma promoção. “O marketing pessoal está muito associado à imagem, mas não é apenas isso. É a forma como você é lembrado pelas outras pessoas, o seu posicionamento diante de algumas situações, principalmente passar confiança aos que te rodeiam”, completa.
O consultor dá algumas dicas para trabalhar o marketing pessoal:
– Seja sempre bem humorado e otimisto;
– Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos;
– Planeje seu futuro profissional e corra atrás de suas metas;
– De sempre feedback – retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos;
– Mantenha o networking ativo;
– Seja confiável, honesto, fiel, de caráter;
– Seja humilde e gentil com as pessoas, independente do cargo que ocupem.
“Mas o reforço do marketing pessoal deve ser diário. A imagem não é construída do dia para noite, exige mudança de atitude e no jeito de pensar”, conclui Macedo.