A maioria dos profissionais de negócios (95%) dizem realizar multitarefas durante as reuniões. Desses profissionais, cerca de um terço (37%) perdem a noção do conteúdo e 31% têm problemas para reter as informações que estavam sendo discutidas. O mais alarmante é que, um em cinco profissionais que admite realizar diversas tarefas em reuniões, cometeu algum erro no trabalho. As informações são do estudo State of Attention, realizado pela consultoria Kelton Global para a Prezi, que buscou identificar o comportamento de profissionais de 18 a 55 anos em relação a atenção e o nível de engajamento na absorção de conteúdo.
A pesquisa indica também que, por outro lado, o uso de boas narrativas atrelado a recursos visuais pode mudar o cenário. Quase 9 em cada 10 (88%) entrevistados disseram que uma narrativa forte ou, a história (87%) por trás do que está sendo apresentado, é fundamental para manter o engajamento do público. Em relação às apresentações, 79% dos profissionais de negócios disseram que o uso de imagens animadas em apresentações é eficaz para manter o público envolvido.
Em relação aos millenials, 25% cometeram erros no trabalho como resultado da execução de multitarefas em reuniões e 56% precisaram assistir, ler ou escutar alguma coisa novamente por dividirem a atenção entre dois conteúdos distintos. Mais de um terço deles dizem que só se engajam quando há uma ótima história ou tema. Ainda segundo o estudo, o conteúdo que os Millennials acham mais envolvente se alinha ao modo como a narrativa precisa evoluir nos negócios – ou seja, precisa incluir mais recursos visuais, animação e uma narrativa convincente.