Estudo mede importância do uso da internet

0
9


Para as empresas da América Latina, o uso de tecnologias de internet, como a instalação de serviços de Voz sobre IP (VoIP) e redes sem fio de área local (WLAN), gera aumento de produtividade e redução de custos, segundo os resultados de um estudo realizado pelo IDC. O levantamento qualitativo, intitulado “2002 Strategic Demand Side Research: Enterprise” (A Área da Demanda Estratégica entre as Empresas, 2002), foi elaborado no segundo semestre deste ano com 60 companhias instaladas nos seis principais mercados da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela.


As empresas entrevistadas atuam nos setores de comércio, serviços públicos, comunicações, finanças, manufatura e indústria pesada. O estudo do IDC se preocupou em medir a importância do uso de internet nas companhias e organizações, bem como os serviços que estão sendo implementados ou planejados por elas e as áreas que experimentam melhorias graças à adoção dessas tecnologias. Os resultados da pesquisa revelam que 88% das empresas da região considera a internet importante ferramenta de negócios, tanto hoje como no curto e médio prazos (três a cinco anos).


O estudo destaca também que sua importância deve aumentar ainda mais nos próximos cinco anos. Nenhuma das empresas avaliadas, contudo, descarta a web como sem importância em suas expectativas. Entre os serviços e tecnologias já instalados ou em andamento, as empresas reconheceram a área de segurança como uma de suas principais prioridades para proteger o acesso aos recursos da companhia, com destaque para os firewalls, sistemas de detecção de intrusos, ferramentas anti-vírus e encriptação de dados. Quanto à comunicação, o estudo comprova que as empresas latino-americanas já começaram a valorizar os benefícios das tecnologias associadas aos serviços de VoIP.



Entre 30% e 40% das companhias já instalaram ou planejam instalar serviços de Voz sobre IP e redes LAN/WAN de voz. No futuro próximo, mais de 30% das corporações mantêm seus planos de incorporar serviços de mensagens unificadas, por exemplo. A pesquisa revela ainda as razões de as empresas investirem nestas tecnologias e soluções. No caso da VoIP, o principal motivo é a economia de custos de comunicação e a otimização da força de trabalho, ao disponibilizar aos funcionários facilidades de mobilidade e fortalecer a atenção ao cliente. No que diz respeito às tecnologias de redes WLAN, as empresas pretendem implementar dispositivos sem fio para laptops e PCs de escritório, assim como serviços de rede wireless em outros dispositivos Ethernet.