Estudo revela as tendências em VoIP

0
2


Para poder dimensionar o mercado de telefonia de voz sobre IP (VoIP), detalhar as necessidades dos usuários em relação a essa tecnologia e, principalmente, identificar quais os principais fatores de decisão para a escolha de uma operadora, a Trellis realizou uma pesquisa com profissionais de empresas brasileiras com perfis diferentes.

Foram 917 entrevistados, dentre eles 36% disseram que já utilizam a tecnologia VoIP; 22% afirmaram que pretendem implantá-la nos próximos três meses, diante dos 11% que pretendem aderí-la em seis. Entre os critérios que levam os usuários a selecionar uma operadora VoIP, três justificativas foram relevantes: 98% disseram que a qualidade do serviço é fundamental para a escolha; 80% responderam que só irão contratar operadora que possuir licença da Anatel; enquanto 87% destacaram que o valor das tarifas do serviço é um fator bastante relevante.

O levantamento ainda revelou que 48% dos entrevistados não contratarão empresas com menos de cinco anos de existência, o que indica que as novas empresas encontrarão dificuldades para o fornecimento desse serviço. Entretanto, mais de 60% afirmaram que o fornecedor não precisa ser incumbents de telefonia, e para 98% deles, a redução de custo significativa de telefonia é indispensável.

Após esta análise, a Trellis confirmou os investimentos nesse mercado e prevê que, até o final deste ano, as vendas de soluções VoIP devem representar cerca de 25% do faturamento bruto total da companhia. “89% das empresas entrevistadas concordaram que o uso de VoIP irá deixá-las prontas para o futuro das telecomunicações e se depender das ações da Trellis nesse sentido, essa expansão não deve demorar”, afirma Cassio Spina, diretor executivo da Trellis.