Dinheiro não é tudo. Estudo apontou que 54% dos jovens estão mais motivados a conquistar novas atribuições e responsabilidades dentro das empresas do que compensações financeiras. Já 29% disseram que preferem ganhar benefícios (viagens, prêmios, dias livres) como reconhecimento. E apenas 17% estão focados na parte econômica como recompensa. Os resultados são da pesquisa realizada pela Page Talent, em junho de 2013 com 550 respondentes, com idade entre 18 e 24 anos.
“Esta ambição por novas responsabilidades é natural no início de carreira. O jovem profissional quer ter novas atribuições, faz parte de seu processo de aprendizado. A compensação financeira vem com o tempo, e ele valoriza mais a evolução profissional técnica do que apenas a remuneração nessa etapa específica de sua carreira, explica Manoela Costa, gerente da Page Talent no Brasil.
Ainda de acordo com a especialista, quando os respondentes dizem que sua preferência é receber algum tipo de benefícios como viagens, prêmios e dias livres, isto não significa que
o jovem não queira receber reajustes salariais nos primeiros anos de carreira. O ponto aqui é relacionado à conquista pessoal. “Na visão dos jovens, o bônus financeiro deveria vir com o tempo como reconhecimento pelo trabalho prestado na empresa e pelos resultados entregues durante esse tempo. O bônus financeiro já é esperado, por isso nem todos o consideram como uma conquista”, finaliza.