Expectativas alinhadas

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Liderar pessoas nunca é uma ação simples. Afinal, o ser humano é complexo por si só. O desafio se torna ainda maior se pensarmos no público jovem, que no mercado de call center são maioria. Até porque, os jovens de hoje possuem um perfil bem diferente da maioria dos líderes. “Fala-se muito que é mais difícil liderá-los, pois são os mais novos na cadeia, e lidar com o desconhecido é mais difícil”, afirma Fernando Medina, diretor de operações da Luandre, reforçando que toda vez que chega uma nova geração, o ciclo se reinicia e é preciso se adaptar.
Para o especialista, um dos maiores desafios é entender e conciliar as expectativas e motivações da geração Y em relação à empresa e vice versa. “Afinal, essa geração é composta por jovens ansiosos, dinâmicos, espertos e ousados. Não esperam permanecer no emprego ou na carreira por muito tempo, até porque não gostam de ficar por muito tempo em qualquer compromisso.” Mais, Medina aponta que eles desejam um trabalho flexível e estão acostumados a conseguirem o que querem, portanto possuem maior resistência à hierarquia além de lutarem por salários ambiciosos desde cedo.
Nesse cenário, é fundamental desenvolver a liderança para “saber ouvir” a fim de viabilizar a comunicação efetiva, de forma fluida e prazerosa, segundo o diretor da Luandre. “Entender os valores que cada geração prioriza e qual a sua respectiva contribuição será o salto para gestão entre as gerações. Para isso é essencial conhecer os comportamentos de cada geração, assim como seus pontos vulneráveis”, explica. Com isso, a articulação entre as gerações se torna primordial para cultivar o relacionamento entre elas, valorizando as melhores competências de cada uma em um contínuo processo de desaprender, aprender e reaprender.
Mas, ele ressalta que as políticas organizacionais devem seguir a realidade do mercado, mas não direcioná-las por público. Caso contrário, a cada geração haverá uma política diferente com focos completamente divergentes entre si. “Reforçando, é preciso conciliar os objetivos tanto do colaborador pertencente dessa geração quanto da empresa”, finaliza Medina.
DICAS SEGREDOS PARA MOTIVAR GERAÇÃO Y
– Saber ouvir: a geração Y deseja ser ouvida e que sua opinião seja respeitada.
– Enxergar resultado: essa geração deseja fazer parte de algo que tenha significado efetivo sobre a empresa, pessoas, ambiente e sociedade.
-Social/Ambiental: esses jovens se importam com o resultado financeiro da empresa, porém esperam que a empresa seja socialmente e ambientalmente responsável.
– Equilíbrio: querem qualidade de vida, portanto acham fundamental equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
– Desenvolvimento: são focados em aprender tudo o que for necessário para crescer pessoal e profissionalmente.
– Reconhecimento: exigência básica no dia a dia de sua liderança.