Expectativas para o futuro

Na última sexta-feira, 12, o mercado brasileiro de call center foi surpreendido pela venda da Atento, empresa de contact center da Telefónica, ao fundo norte-americano de private equity Bain Capital. O valor total da operação é de aproximadamente 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão), incluindo a dívida de 175 milhões de euros da Atento. Quais os efeitos da transação no Brasil?

Em entrevista exclusiva ao Callcenter.inf.br, o consultor e proprietário da empresa Contato Efetivo, especializada na gestão de vendas por telemarketing ativo, televendas interno e relacionamento com clientes, Walter Coelho avalia que a venda da empresa não trará efeitos a curto prazo para o setor nacional, uma vez que esse movimento teve início com a chegada da Atento ao Brasil e a tentativa, sem sucesso, da companhia de call center realizar um IPO. “Se pensarmos a médio e longo prazo, o que é bom acompanhar, temos aí uma briga acirrada dos gigantes pelos grandes contratos. Isso é uma continuidade da história que já conhecemos”, avalia.

Para Coelho, com a crise econômica afetando a Espanha cada vez mais, a Telefónica enxergou na venda da Atento, uma das líderes do mercado de contact center, uma oportunidade para sanar parte de seus débitos, já que o grupo de telecomunicações espanhol detém um endividamento estimado em 57 bilhões de euros (US$ 74 bilhões).

Por enquanto, o mercado brasileiro segue na expectativa sobre os rumos que serão definidos pelo private equity, co-fundado pelo candidato à presidência dos EUA, Mitt Romney. “Acho que não mudará nada, por enquanto. Precisamos esperar para entender qual será a estratégia do Bain Capital”, observa o consultor.

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