Paulo Araújo
A grande maioria dos profissionais de hoje parecem insatisfeitos com a empresa em que trabalham e com o rumo da carreira. Mas é impressionante o número de pessoas com quem converso ou de quem recebo e-mails queixando-se da falta de oportunidades de ascensão na hierarquia, do descontentamento com os chefes, com a impaciência consigo mesmo, com o sentimento de injustiça.
Mas, sejamos sinceros… O que você tem feito para merecer novas oportunidades? É muito simples e fácil pensar que somos melhores do que a pessoa ao lado. Afinal quem nunca teve a sensação de que pode fazer melhor do que o outro? Por vezes estamos em algum evento e assistimos algum palestrante e ao final pensamos: ” Com certeza eu faria igual, ou melhor!”. Mas o fato é que não era você quem estava no palco.
Pensando nisso, podemos colocar alguns pontos que podem auxiliá-lo a aumentar a freqüência com que você vai estar em evidência no palco organizacional, mas vou logo adiantando que dá trabalho, não é fácil e exige muita dedicação e disposição.
Enfrente a realidade. Cada um tem sua vida e sua realidade. Não se lamente, enfrente sem medo os obstáculos da vida. Certa vez dei uma palestra sobre motivação e carreira para um grupo de jovens que participavam de um cursinho para alunos carentes. Ouvi a história de um rapaz que andava 5 km de sua casa até o cursinho. Além disso, na hora do almoço, como não tinha dinheiro, o aluno sempre trazia um pão com manteiga para o sustento. Confesso que ao ouvir a história me senti comovido, mas depois pensei: “Hei, este é o guerreiro!”. É esse tipo de pessoa que no futuro vencerá na vida e saberá valorizar cada conquista, pois sabe o quanto custou e o quanto se esforçou para estar onde está. É esse que vai, se tiver condições, no futuro ajudar outros jovens a ter acesso a uma boa universidade. Ele não tinha pena de si mesmo. Ele enfrentava a realidade, fazia o melhor com o que dispunha. O recado está dado: faça o melhor com o que você tem!
Esteja disponível. Para ser reconhecido é preciso estar pronto para assumir novos desafios. Seja curioso, tenha interesse em pelo menos saber do que se trata ou o que se faz em outros projetos e setores da empresa. Acredite no trabalho em equipe. Não perca oportunidades para deixar claro a disposição em aprender coisas novas e ter novas responsabilidades. Aprimore as competências para ser mais requisitado no trabalho e um talento que está pronto para ser descoberto.
Seja mais político. Política é a arte do relacionamento, do convencimento. Use-a para o bem e não a veja com o algo sujo ou puxa-saquismo. Na medida certa ela é um grande trunfo para a carreira. Circule pelos mais variados grupos, entenda a linguagem e o jeito de ser de cada departamento. Não fique fechado no mundinho sempre rodeado pelas mesmas pessoas, pelas mesmas idéias e comportamentos. Tente entender a diversidade cultural que está ao redor. Não julgue precipitadamente e evite rotular pessoas que você mal conhece. A política faz parte, querendo ou não, da vida, então o negócio é aprender como usar suas técnicas para um melhor desempenho.
Não espere tudo cair do céu, alce novos vôos, acredite no seu potencial, crie novas oportunidades em sua carreira. Corra atrás e faça por merecer as novas conquistas que, com certeza, virão.
Paulo Araújo é palestrante e escritor. (www.pauloaraujo.com.br)