Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Feninfra aponta os riscos com novas regras de prefixo 0303

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra

Federação entende que objetivo das normas é correto, mas acredita que possa gerar crise nas empresas do setor e desemprego

As novas regras para chamadas de telemarketing ativo, com a identificação obrigatória do prefixo 0303, determinadas pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, trazem o risco de prejudicar as empresas do setor e, em muitos casos, de afetar negativamente os próprios clientes. A avaliação é de Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra – Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática.

De acordo com a executiva, “a Anatel tem um objetivo correto, já que pretende disciplinar o serviço, mas pode gerar uma séria crise nas empresas do setor, caso o trabalho dos atendentes de telemarketing se torne inviável com a recusa dos clientes em atender as chamadas. Em contrapartida, há o risco de chamadas importantes serem rejeitadas previamente, sem levar em conta a importância do teor, gerando um prejuízo imenso aos próprios usuários”.

A presidente argumenta que há casos em que a ligação da empresa pode ser de interesse do cliente — por exemplo, uma proposta de renegociação financeira- e a oportunidade ser desperdiçada por causa de uma ligação recusada; “O que não pode acontecer é uma ação indiscriminada, em que o grande prejudicado será o consumidor”. Há grande preocupação com os efeitos financeiros e concorrenciais que tal medida causa em outros setores, que não são diretamente regulados pela agência. “Uma pequena empresa que coloca seus funcionários para vender seus produtos somente na sexta-feira, será obrigada a usar o 0303 todos os dias, prejudicando seus negócios? E se não o fizer, o proprietário será preso?”, questiona Vivien.

Ela lembra que as empresas de telemarketing são grandes empregadoras de mão-de-obra e uma crise no setor poderia causar a demissão de muitos funcionários. “O Brasil precisa gerar empregos, sobretudo em setores que usam mão-de-obra intensiva. É preciso encontrar soluções que não piorem a questão do desemprego no País”, destaca a presidente da Feninfra.

A nova regra começou a valer no dia 10 de março, com a identificação do número 0303 para as ligações de telemarketing com as chamadas feitas a partir do celular. Para as ligações feitas a partir de linhas fixas, a nova determinação começa a valer apenas a partir de junho. Existem propostas que visam estabelecer regras semelhantes para outras modalidades de relacionamento das empresas com seus clientes, com a adoção de novos prefixos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima