Flex completa dois anos em Xanxerê

A Flex completa no próximo dia 01 de outubro dois anos da implantação de uma unidade em Xanxerê, cidade no oeste catarinense. Com mais de 600 colaboradores, a empresa é a maior empregadora da cidade. Porém, mais do que isso, desde sua chegada, ela se firmou como uma das principais empresas da região, oferecendo perspectivas para os moradores como oportunidades de emprego, de crescimento profissional e até mesmo a possibilidade de fazer curso superior por meio de seu projeto de educação a distância, que já conta com mais de 30 funcionários.
Josiane Becker, de 26 anos, é um dos exemplos que soube aproveitar as oportunidades. Antes da Flex, ela teve diversos empregos como vendedora de calçados e auxiliar de produção em uma fábrica de chás. Quando a empresa se instalou na cidade, Josiane ficou receosa de sair de seu emprego porque era uma empresa nova, porém se candidatou a uma vaga de teleatendente e passou, fazendo parte da primeira turma de funcionários da Flex em Xanxerê. “Depois de 64 dias como operadora, passei em um processo seletivo para supervisão, cargo que possuo há um ano e oito meses. Tive muitos empregos antes e nenhuma oportunidade de crescer, porém na Flex foi diferente e o próximo passo é alçar voos mais altos e me candidatar a um processo seletivo interno de coordenação”, comenta.
A supervisora comenta que, além da oportunidade de crescimento, conseguiu realizar o sonho de fazer faculdade com o polo de educação a distância da Flex em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, antes uma possibilidade muito distante por falta de tempo e também de condições financeiras. Atualmente cursa o 3º período do curso de gestão financeira. “A chegada da Flex melhorou muito as condições e também a economia da Xanxerê, que é uma cidade de 50 mil habitantes onde antes tinham opções muito restritas de emprego. A cidade cresceu e as perspectivas da população também melhoraram bastante”, comemora Josiane.
INTERIORIZAÇÃO
A opção de montar um site da Flex na cidade do oeste catarinense mostra a força do processo de interiorização, o movimento de buscar mão de obra qualidade em cidades menores com pouco oferta de emprego, garantindo assim oportunidades para os moradores da região e também desenvolvimento econômico da cidade. Para a empresa, também é uma forma de treinar e reter profissionais comprometidos e envolvidos.
Para a superintendente da Flex, Marina de Miranda, a empresa abriu muitas oportunidades de emprego e capacitação profissional. “Sentimos que além da equipe interna, a comunidade também valoriza a iniciativa da Flex de gerar empregos para que profissionais se desenvolvam em carreira em áreas comerciais e de gestão”, explica Marina, que conta que nesse curto período mais de 100 pessoas já foram promovidas na unidade, que atualmente tem um dos menores índices de turn over do mercado e da companhia (ver se tem esse número).
Marina é um exemplo de desenvolvimento de carreira dentro da própria empresa. Ela entrou na Flex em 2012 como consultora de comunicação e marketing e poucos meses depois tornou-se gestora da área. Em 2014, assumiu o desafio de ir para a área de operações e um ano depois saiu de Florianópolis para assumir a unidade de Xanxerê como gerente geral. Marina diz que contou com o apoio da família e do marido, que é autônomo, ao decidir sair de Florianópolis para se mudar para uma cidade pequena.
“Minha família e meu marido entenderam que era a oportunidade que eu procurava, e que aquele momento da minha carreira era o certo para uma mudança, então tomamos essa decisão juntos. No início foi difícil, principalmente pela falta que sentíamos da nossa família e dos amigos, mas com o tempo, começamos a cultivar novas amizades, a nos permitir conhecer novas pessoas e entender que a nossa vida enquanto casal passaria por uma transformação durante o período em que estivéssemos em Xanxerê”, declara. Hoje em dia, se diz muito feliz e realizada na vida pessoal e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima