Formação dos líderes

O desenvolvimento da liderança é prioridade número 1 para os líderes globais de Recursos Humanos. É o que aponta recente pesquisa feita pela Right Management, empresa especializada em gestão de carreiras e talentos. Batizada como Talent Management: Accelerating Business Performance, a pesquisa ouviu cerca de 2.200 líderes seniores globais de Recursos Humanos. Desse universo, 46% identificaram o desenvolvimento da liderança como a principal prioridade de 2014. Ao mesmo tempo, apenas 13% têm confiança na força de suas políticas de liderança para preencher as vagas críticas. Entre os especialistas brasileiros ouvidos, 75% acreditaram no crescimento em 2014, marcado por aumento do investimento em iniciativas de gestão de talentos para ajudar a desenvolver líderes e construir pipelines de talento.
Para André Rapoport, diretor geral da Right Management Brasil, o otimismo de hoje para o crescimento é limitado pela falta de agilidade organizacional e os empregadores estão vendo o impacto dos cortes financeiros e reduções de custos, que colocaram em segundo plano o desenvolvimento dos talentos. “Como resultado, muitas empresas estão enfrentando a escassez de talentos, inadequações de competências e fracos pipelines de liderança, que ameaçam o crescimento dos negócios e já afetam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores, sejam empresas ou cidadãos”, afirma Márcia Almstrom, diretora de Recursos Humanos do ManpowerGroup do Brasil.
GESTÃO DE TALENTOS OUTRAS CONCLUSÕES IMPORTANTES
– Globalmente, os três principais desafios do RH: a falta de talentos qualificados para posições-chave, escassez de talentos em todos os níveis e baixo nível de engajamento do colaborador.
– 40% dos entrevistados responderam que seu time de gestores reconhecem a conexão entre o investimento na gestão de talento e seu impacto empresarial.
– 48% dos empregadores globais planejam ampliar programas de engajamento dos funcionários para manter os melhores talentos na equipe – a maior resposta (59%) veio dos empregadores na Ásia-Pacífico, com 85% dos funcionários na China/Hong Kong reportando planos para aumentar o engajamento.
– Nas Américas, o sucesso do planejamento de gestão lidera como principal prioridade (36%), diferente da Europa (17%) e da Ásia-Pacífico (31%).
– Tanto o Brasil quanto a França reportaram a avaliação de habilidades por parte da organização como a iniciativa principal de gerenciamento de talento para 2014, enquanto Austrália e Holanda citam construção de time e China/Hong Kong têm treinamento executivo como prioridade máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima