Treinar e desenvolver colaboradores de forma assertiva exige a utilização de recursos atrativos. Neste cenário, a gamificação vem despontando como uma solução para economizar tempo e aumentar a retenção de conhecimento durante a capacitação dos funcionários. “A gamificação traz muito resultado em setores que demandam treinamento constante e de muitas pessoas”, explica Daniel Sgambatti, CEO da Kludo, startup que atua na área.
Trabalhando com elementos da realidade de cada mercado, inclusive replicando ambientes de diferentes empresas, é possível transportar o dia a dia do usuário para dentro do jogo, o que facilita o engajamento e retenção de conteúdo sem precisar instalar nenhum software. “A vida ficou colorida e no trabalho ainda é um pouco cinza! Pode ser divertido tratar de questões importantes no ambiente de trabalho”, completa o executivo.
Os treinamentos com técnicas de gamificação promovem impacto mensurável. “Através de dashboards, é possível acompanhar em tempo real a evolução dos colaboradores, facilitando tomadas de decisão e o cruzamento de informações com a performance de cada pessoa. A empresa ainda economiza horas de produção e distribuição do conteúdo e tem um retorno sobre investimento comprovado”, explica o CEO da startup. A Algar Tech, por exemplo, reduziu, em 17 meses, o tempo dedicado ao treinamento de operadores de call center em 30% com o uso da plataforma.
Com clientes em diversos segmentos desde instituições financeiras, indústria farmacêutica, operações de call center, saneamento, tecnologia e consultoria, a Kludo também vem mostrando que a gamificação tem se tornado um meio muito viável para substituir ferramentas de comunicação e relacionamento com os colaboradores, ou seja, já é possível ir além dos treinamentos e desenvolver plataformas voltadas para outros objetivos corporativos.