Gamificação? Que bicho é esse?

Autor: Samir Iásbeck
Quando empresários procuram uma plataforma de elearning ou mobile learning para seus colaboradores, eles podem ficar confusos com o termo gamificação. Primeiramente, game e gamificação não são a mesma coisa. Neste artigo vou esclarecer o que é gamificação e quais são as principais vantagens de utilizar esse método como ferramenta educacional.
Por que utilizar gamificação?
Se você está procurando uma plataforma de mobile learning para apoiar a aprendizagem do seu funcionário, gamificação pode ser um dos recursos. Caso interprete este termo da maneira errada, podemos dizer que a última coisa que os empresários e gestores de RH querem é que seus colaboradores jogando joguinhos inertes em seus smartphones ou até mesmo no computador. Mas mantenha esse pensamento por um momento.
Por que uma pessoa está disposta a passar horas, às vezes um fim de semana inteiro, na frente de uma tela jogando um jogo de console (Xbox ou PS4 por exemplo) ou até mesmo no seu celular ou tablet? Seus colaboradores adoram jogos porque recebem feedback e recompensas instantâneas. O ser humano ama recompensas. Somos muito competitivos e quando podemos avançar para o próximo nível de um desafio, ficamos motivados a continuar. Nos sentimos bem quando conquistamos algo. Isso também acontece quando aprendemos. A gamificação oferece aos usuários o incentivo para progredirem. Então, quando você estiver procurando uma plataforma de mobile learning para seu colaborador, lembre-se que gamificação é uma coisa boa. Mas afinal, o que é gamificação?
Gamificação não é a mesma coisa que um jogo de console de videogame.
Podem existir minijogos dentro do quadro, mas a gamificação é o quadro geral. Quando você ouvir a palavra gamificação em um discurso de vendas para mobile learning, isso significa que os usuários aprendem sob uma estrutura de gamificação. Esse método consiste em fazer o uso de desafios e pensamentos lógicos em estratégias de ensino ou treinamento. O propósito da gamificação é motivar e reforçar o aprendizado dos funcionários com feedbacks, recompensas e com a chance de praticar um assunto até que o dominem. Em resumo, a gamificação é o uso de estratégias e táticas semelhantes a jogos para dar aos usuários finais o incentivo para resolverem problemas e tarefas, a fim de obterem recompensas e objetivos específicos.
Veja como a gamificação conduz ao conhecimento:

1. Com o Feedback Imediato
Com a gamificação, os funcionários recebem feedback imediato e podem comparar sua resposta ao material com uma explicação ou uma dica para que ele possa tentar novamente. Uma faixa exibe a pontuação progressiva do usuário à medida que ele passa por um módulo. Além disso, em qualquer ponto durante o módulo, ele pode rever os conteúdos e tentar melhorar os seus resultados.
2. Com Fortes Evidências
A Gamificação fornece provas fortes do progresso do usuário por meio da coleta e armazenamento de dados. Com as informações registradas, pode-se medir o sucesso do usuário, quantas tentativas ou quanto tempo demorou para alcançá-lo, e se o funcionário precisa ou não de mais prática para alcançar um bom desempenho. Os empresários e gestores de RH que estão curiosos sobre o progresso do seu funcionário também podem acessar esses dados por meio de um painel administrativo ou relatórios.
3. Com Recompensas ou Premiações
A gamificação reforça um sentimento de realização nos usuários que alcançam metas de aprendizado, impulsionando-os para o próximo nível de aprendizagem. Assim, a gamificação recompensa os funcionários com novos desafios e atividades, enquanto recebem também Patentes (badges) e recompensas tangíveis (prêmios). Uma coisa também que todo usuário gosta é poder imprimir um certificado ou compartilhar uma conquista em suas redes sociais após concluir uma missão de aprendizado.
4. Com a Aprendizagem ativa, não passiva (pílulas de conhecimento ou flashcards)
Os funcionários aprendem fazendo. A gamificação estimula os usuários a se envolverem no processo de aprendizagem, ao invés de terem que percorrer volumes esmagadores de texto. A gamificação apresenta a base de um assunto com o objetivo de possibilitar que os usuários realizem tarefas simples e breves e construam conhecimento sobre o tema abordado. Ao invés de tentar explicar um conceito amplo de uma única vez, o conteúdo é dividido em uma série de elementos menores, que funcionam por si só, mas que compõem algo maior quando reunidos. Este eficiente método de ensino é conhecido como microlearning. Pesquisas constatam que o aprendizado disseminado na forma de pequenas pílulas de informação é um meio bastante válido. Quando esse conteúdo é entregue a partir de dispositivos móveis seu potencial é amplificado.
Empresário ou Gestor RH nunca mais tema a palavra Gamificação
Se você é um empresário ou gestor de RH cauteloso com plataformas eLearning que prometem gamificação, nunca mais as tema! Quando aprendemos, absorvemos informação; nós manipulamos; nós cometemos erros; tentamos novamente e continuamos aprendendo até que possamos aplicar o que aprendemos ao mundo real.
A gamificação desafia os usuários e os empresários a tomarem parte ativa em seu processo de aprendizagem, movendo-se em seu próprio ritmo e colhendo as recompensas.
Como você pode motivar seus funcionários na era digital? Experimente a gamificação.
A geração dos Millennials (ou Geração Y – nascidos de 1976 a 2000[1]) acredita que a vida e o trabalho devem estar em equilíbrio. Essas pessoas nunca se dedicam 100% a empresas que não valorizam a sua contribuição. Atualmente, os colaboradores desejam ser valorizados e se não sentem isso, eles podem simplesmente mudar de empresa. A gamificação cria um ciclo mais curto de aprendizado, incentivo e recompensas. Por isso, se você quiser produzir engajamento de verdade eu recomendo a gamificação.
Espero que este artigo forneça alguns esclarecimentos e dicas que possibilitem você aplicar a gamificação em sua organização.
Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qrani.

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