Ganho de produtividade
A Ficap, empresa do mercado de fabricação de cabos de energia e telecomunicações e de fios esmaltados, concluiu a implementação do software de ERP da SAP nas indústrias localizadas no Rio de Janeiro e em Americana, interior de São Paulo. O projeto, que durou nove meses e recebeu um investimento de aproximadamente US$ 2 milhões, ficou a cargo do Grupo Procwork, empresa de serviços de consultoria e integração de soluções de tecnologia da informação. Segundo o gerente de projeto da Ficap, Aurélio Monteiro Neto, a expectativa é obter um sistema confiável para as tomadas de decisões, além de conquistar ganhos de produtividade com um melhor planejamento da cadeia de suprimentos.
O executivo ressalta que parte crítica do projeto foi o desenvolvimento feito pela Procwork a fim de atender uma importante particularidade do setor em que a Ficap atua: o controle de comprimento dos cabos comercializados. “Nossa principal necessidade estava voltada para a área de produção. Precisávamos de um sistema que enxergasse o comprimento exato das bobinas de cabos fabricados. Ou seja, num pedido de mil metros de cabo, o sistema precisa nos informar se existe uma única bobina com essa quantidade, ao passo que a versão standard do software registrava que podíamos utilizar duas bobinas de quinhentos metros, o que não é possível para atender à demanda do cliente, que necessita da medida exata numa única bobina”, explica Neto.
Outro ganho que a empresa almeja com a implementação do software é a redução do tempo para o fechamento contábil das suas unidades, que era feito de forma manual. A meta é que o procedimento seja reduzido de seis dias úteis para dois. Além disso, os relatórios que a companhia precisa enviar para a sua controladora chilena Madeco, que faz parte do Grupo Luksic, um dos maiores conglomerados privados do Chile, serão elaborados e enviados em quatro dias úteis, o que hoje ocorre em cerca de oito dias. A equipe também ganhou dinamismo nas decisões internas a partir das informações on-line que passaram a estar disponíveis.
Situada entre as 500 maiores empresas do Brasil, a Ficap almeja que no futuro o seu sistema SAP seja integrado com seus principais fornecedores e clientes. “Uma implementação como essa que fizemos requer uma visão a longo prazo para o uso do sistema”, conclui Neto. A indústria, que fatura cerca de R$ 550 milhões por ano e exporta para a América Latina e Europa, também implementou as soluções complementares da Procwork para o gerenciamento de impostos, o PW.SATI, além dos softwares para comissão e venda.