Os executivos da Genesys Telecommunications Laboratories, subsidiária independente da Alcatel e fornecedora de softwares dedicados à gerência de interações empresariais, que está realizando o Genesys Partner Fórum 2000 – América Latina, no Rio de Janeiro, anunciou crescimento mundial acumulado de 200% nos últimos dois anos e faturamento na região latino-americana que deve ultrapassar US$ 10 milhões em 2000 – contra US$ 170 milhões, mundial. A companhia também anunciou algumas mudanças estratégicas para a região.
Depois de dobrar o espaço físico no Brasil para atender às necessidades de ampliação no número de pessoal, a empresa tem novos objetivos. De acordo com o vice-presidente global da área comercial, Donald Hunt, a missão principal da Genesys é transformar-se em provedora líder no que diz respeito à infra-estrutura para soluções independentes de contact center.
“Através de nossas soluções as empresas podem reduzir custos, aumentar os lucros, melhorar a comunicação entre empresas e consumidores, prolongar o tempo de relacionamento entre ambos, entre outros”, explica Hunt. O executivo mostrou um crescimento da busca por soluções de contact center na América Latina devido à série de desregulamentações, junções e aquisições entre empresas, up grade tecnológico de infra-estrutura, entre outros motivos.
As diretrizes para a América Latina estão todas focadas no Brasil. “Queremos estabelecer uma unidade de treinamento para que possamos capacitar os parceiros, já que trabalhamos somente através de canais de distribuição”, conta o diretor técnico para a América Latina, Eric Lieb. “O intuito é fazer com que os canais prestem serviços mais adequados”.
Acabar com a visão de que a Genesys é uma empresa que ainda está se desenvolvendo no mercado e somente produz CTI é outra meta. Segundo Lieb, a companhia está procurando os mercados de telecomunicações e financeiro, seu target, para mostrar onde eles pode ser beneficiados com as soluções Genesys, inclusive criando necessidades neles. “Haviam muitas dificuldades de penetração porque já existiam muitas soluções domésticas quando chegamos mas já estamos no mercado”.
Além do aumento do número de escritórios na América Latina, onde devem ser abertas unidades na Venezuela, Chile e Buenos Aires, a Genesys vai investir pesado na integração do contact center com o sistema wireless. “É um mercado no qual não possuímos concorrentes e que deverá estar funcionando em breve com um projeto piloto”. São ainda planos da companhia potencializar as alianças na área de implementação, aumentar o número de pessoal para 50 até junho e buscar parceiros na iniciativa de ASP (Application Service Provider).