Geração Y na liderança

Cerca de quatro entre 10 profissionais de cada empresa pertencem à geração Y, e se depender dos diretores de RH do Brasil, os colaboradores desse grupo etário podem comemorar. Mais de 90% dos 100 gestores entrevistados pela Robert Half, em abril desse ano, afirmam confiar no nível de preparo desses profissionais para assumir posições de liderança, sendo 35% muito confiante e outros 60% apenas confiante.
 
Na opinião dos gestores de RH entrevistados, as principais iniciativas com foco em liderança para a geração Y são: os treinamentos na empresa (67%) e conferências, seminários e webinar (50%). O estudo ainda mostra que a troca de experiências, diferentes visões sobre um mesmo tema e novas ideias lideram os benefícios de se ter diversas gerações no ambiente de trabalho.
Para os profissionais que almejam um cargo de liderança ou àqueles que desejam se aprimorar na função, a Robert Half lista 10 orientações:
1. Busque o conhecimento necessário – Parte das competências de um líder está em reconhecer a necessidade do aprendizado. As novas informações podem ser adquiridas em livros, palestras, treinamentos, conversa com profissionais da área e/ou participação em eventos.
2. Acredite na sua capacidade de aprender – Muitas pessoas deixam de alcançar objetivos porque simplesmente não confiam na própria capacidade. Então, acredite que você é capaz, porque um bom líder deve ter confiança em si mesmo.
3. Pratique e pratique de novo – Dedique-se a praticar o que aprendeu até a exaustão. Para desenvolver competências e habilidades, esse caminho é necessário.
4. Inspire confiança – Se você deseja ser um grande líder, seja na vida pessoal ou profissional, tome atitudes que transmitam confiança. Ninguém segue uma pessoa que não é confiante.
5. Pense a longo prazo – Líderes devem ter foco no futuro. Eles sabem que a conquista de grandes objetivos exige muito do presente. Muitas perdas são necessárias para um ganho maior no futuro. Esta visão clara do futuro é que faz com que os líderes se mantenham fiéis a seus princípios e continuem lutando por seus objetivos.
6. Domine o medo – É natural sentir medo, mas o problema é quando ele paralisa suas ações, impedindo-o de assumir riscos que qualquer cargo de liderança exige. Líderes devem ter coragem para derrotar seus medos e fazer o que precisa ser feito.
7. Aprenda com o passado – Uma importante característica do bom líder é não desperdiçar tempo e energia lamentando erros. Eles refletem sobre os melhores aprendizados dessas situações e focam no futuro.
8. Preserve relacionamentos – Se o conhecimento faz com que o líder seja capaz de se tornar o que ele planejou, relacionamentos sólidos e verdadeiros, seja com superiores, equipe, pares ou parceiros de negócios, ampliam suas possibilidades de agregar valor e resultados à carreira e à corporação que representa.
9. Tenha um propósito – Defina qual é o seu maior propósito na vida e todos os dias se movimente para alcançar esse objetivo.
10. Conquiste seguidores – Assim que perceber que está sendo seguido, você terá certeza de que conquistou as competências de um bom líder.

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