Gravação de voz sobre palataforma IP

Como realizar a gravação de voz sobre uma palataforma de telefonia IP? Essa é a primeira questão que surge na mente de qualquer profissional de TI ou gestor de call center logo após a aquisição de uma plataforma de telefonia IP. E a partir daí o usuário descobre que nem todos os players de mercado estão alinhados com o novo paradigma tecnológico. Porém, é importante frizar que já existe solução para esse problema e os ganhos, frente uma plataforma de telefonia convencional são muito interessantes.

A ddCom Systems, fornecedora e prestadora de serviços em sistemas de gravação de voz e dados, é uma das empresas que já apresenta uma série de soluções que permitem a gravação de VoIP, como revela Roberto Dechiare Junior, diretor de marketing da empresa, “já temos integração com as plataformas Cisco, Avaya e Nortel e estamos desenvolvendo integração com a palataforma Siemens”.

Por ser uma solução baseada em software, o sistema de gravação de VoIP traz grandes benefícios técnicos como a redução de pontos críticos no sistema que podem causar falhas e conseqüentemente intervenções técnicas. A administração do sistema é mais acessível e permite a participação do usuário em questões mais técnicas. Para isso, basta que o usuário tenha conhecimento sobre a tecnologia IP o que é comum nas empresas que estão adotando essa tecnologia.

Dentre as facilidades técnicas Dechiare destaca a interface operacional, que é baseada em web, permitindo monitorar e administrar os ramais que estão sendo gravados, de qualquer estação na rede “. Além disso, Dechiare revela outros ganhos operacionais na tecnologia de gravação de VoIP, “o sistema permite a gravação por demanda sendo que, mesmo que a solicitação ocorra após o ínicio do atendimento, o que é comum em ambientes de call center, o sistema é capaz de registrar o atendimento desde o principio, pois o sistema monitora os ramais da central o tempo todo”.

O novo sistema, recém-chegado ao mercado já promete evoluções como retrata Dechiare. “Além disso, pode-se separar a voz do agente da voz do cliente, o que traz maior clareza durante a reprodução, conseguindo assim esclarecer o que está sendo falado principalmente quando ocorrem discussões entre os interlocutores”, completa o diretor.

Mas se você tem uma plataforma IP que ainda não tem uma solução de gravação desenvolvida não se desespere, os sistemas estão recebendo altos investimentos em desenvolvimento e o lançamento de integração com novas plataformas é constante. Mesmo assim, o diretor de marketing da ddCom Systems esclarece que “é possível, nas plataformas em que não temos integração ainda, realizar a gravação de voz através da conexão com os troncos, usando um sistema de gravação tradicional e de uma integração CTI, como é o caso de alguns de nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima