As redes sociais estão se tornando ferramentas cada vez mais eficazes dentro das empresas e já são usadas com diversas finalidades. No Grupo Algar, que acaba de lançar a sua comunidade de negócios no mundo virtual, a tendência foi aplicada para integrar e criar sinergia entre os profissionais que atuam em vendas nas nove empresas do grupo.
A comunidade de negócios é uma rede social criada exclusivamente para reunir na web a força de vendas do grupo. A intenção é ajudar a fortalecer o relacionamento entre os profissionais do setor e gerar novos negócios. Por meio da comunidade, os profissionais, que atuam com vendas nas empresas Algar e que se encontram em quase 200 cidades do Brasil, terão um espaço para diminuir a distância física e trocar experiências, ampliar o relacionamento, fazer novos contatos e indicar possibilidades de vendas usando o programa de indicações, ligado ao programa Clube de Vendas Algar.
A ideia da Comunidade de Negócios Algar surgiu nas reuniões do “Clube de Vendas Algar”, um fórum de cooperação entre os consultores de vendas das empresas do grupo que busca gerar sinergias para melhor servir ao cliente, desenvolver pessoas e gerar resultados aos negócios. O trabalho gerou em 2010 contratos de cerca de R$ 31 milhões e 101 novos clientes.
Inicialmente, cerca de 600 profissionais da área de vendas das nove empresas do Grupo Algar participam da comunidade. “Com uma rede social focada em nossa força de vendas vamos juntar nossos conhecimentos e nossos relacionamentos para trazer cada vez mais negócios para o Grupo Algar”, disse a VP de marketing e sustentabilidade, Eliane Garcia.