O HDI Brasil, representante no país do HDI (Help Desk Institute) – associação de profissionais do mercado de help desk e suporte a clientes do mundo -, acaba de conferir a QAD Brasil uma certificação até então inédita no país. Trata-se do SCC (Support Center Certification), programa que avalia o suporte oferecido pelas empresas e, a partir de rigorosa auditoria, atesta a qualidade dos serviços, tendo como parâmetro um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas.
Os critérios para concessão do certificado levam em conta oito áreas estratégicas: liderança; estratégias e políticas; gerenciamento de pessoas; recursos, processos e procedimentos; satisfação das pessoas; satisfação do cliente/usuário final; resultados e performance. Ao todo, são analisados 67 parâmetros, sendo cada um deles classificado de acordo com uma escala de maturidade, dividida em quatro níveis de graduação. A pontuação geral alcançada determina a eficiência e o patamar de sucesso do centro de suporte.
“O SCC é um reconhecimento público de que a empresa certificada detém um grande diferencial competitivo. O selo de qualidade representa uma garantia de que os produtos da companhia contam com o valor agregado de um serviço de suporte diferenciado e de alta qualidade”, assegura Luiz Couto, diretor do HDI Brasil.
Excelência conquistada – Segundo pesquisas conduzidas em empresas que obtiveram o SCC, o processo de certificação amplia os níveis de satisfação de clientes e funcionários, favorecendo também a melhoria de processos e o aumento da eficiência operacional como um todo, com impactos positivos em termos de produtividade e rentabilidade.
“A excelência no suporte ao cliente sempre constituiu uma prioridade para a QAD. Receber o reconhecimento pela qualidade na prestação desse serviço – e, ainda, de forma pioneira – representa um estímulo ímpar e fortalece nosso empenho com a busca do aprimoramento constante”, afirma a gerente de desenvolvimento e suporte ao cliente, Sandra Lazaro. Para o presidente da companhia, Edward Rodriguez, o feito traduz o interesse genuíno de estar próximo ao cliente, auxiliando-o a maximizar as potencialidades das soluções QAD.
Além da certificação, a QAD foi convidada a integrar o Strategic Advisory Board, grupo independente cuja missão é prover recomendações e informações que auxiliem o HDI Brasil na documentação e na divulgação das tendências da indústria de suporte. Sandra Lazaro será a representante da QAD neste fórum.